Um marco para a história do esporte. Na manhã deste sábado em Viena, Eliud Kipchoge superou o limite humano e se tornou o primeiro homem a completar uma maratona em menos de duas horas. Num evento de um patrocinador, em Viena, evento organizado para a tentativa da quebra da marca, o queniano de 34 anos conseguiu 1h59min40s2 e alcançou o feito inimaginável, tarefa esta reservada mesmo para o já mitológico fundista africano. As informaçõesa são do Globo Esporte.
- Corro para provar que não existe limite para a raça humana. Estou muito feliz em ter entrado para a história. Espero que, depois de hoje, mais pessoas consigam completar uma maratona em menos de 2h - comentou Eliud Kipchoge, que não teve o tempo homologado como a nova melhor marca mundial por ter sido em uma prova não-oficial.
Campeão olímpico em 2016, no Rio, e dono do melhor tempo - oficial - da maratona na história (com o tempo de 2h01min39s obtido em Berlim em 2018), o queniano é imbatível na maratona, vencendo também, entre outras, em Londres, Chicago e Roterdã. Apesar do tempo abaixo das duas horas, oficialmente, a melhor marcar mundial da maratona na história segue sendo o tempo de Kipchoge em Berlim 2008 (2h01min39s).