Erling Haaland, o atacante do Manchester City, compartilhou no podcast do popular youtuber americano Logan Paul os seus métodos exclusivos para manter o seu corpo em forma e garantir um desempenho consistente na hora de marcar gols. Alguns desse métodos chegam a ser curiosos e intrigantes.
Na conversa, Haaland enfatizou que, dentre tantos aspectos de sua rigorosa rotina de treinamento, o sono é a prioridade máxima e revelou que ele utiliza técnicas variadas para garantir um sono de qualidade. Mas para conseguir ter uma noite perfeita, o jogador se mantém regrado.
As técnicas utilizadas pelo jogador incluem o uso de óculos que filtram a luz azul pelo menos três horas antes de ir para a cama. Além disso, o norueguês conta com o afastamento de telas e estímulos que possam prejudicar a capacidade de relaxar e desligar antes de dormir.
Enquanto o jogador discutia esses hábitos, o apresentador revelou que, devido ao seu desvio de septo, enfrentava dificuldades para respirar pelo nariz durante o sono, que é a respiração recomendada para um sono regenerativo. Foi neste momento que o atacante compartilhou:
“Você devia tentar dormir com uma fita na boca, eu faço isso”, contou Haaland.
A declaração foi inesperada, considerando que a prática pode parecer desconfortável, mas estava perfeitamente alinhada com o contexto da conversa naquele momento: “Caso ele não tenha nenhuma obstrução nasal, que dificulte a respiração pelo nariz, ele pode usar a fita sem problemas.”
“Mas vale entender a necessidade disso, já que um tratamento de fonoterapia, para fortalecimento da musculatura da região que mantém a boca fechada, pode ser suficiente para pacientes que não possuem nenhuma condição específica”, diz Dr. Marcos Luiz Antunes, otorrinolaringologista e professor da UNIFESP, em uma entrevista concedida à revista GQ.
A respiração pelo nariz, em contraste com a boca, é aconselhada não apenas durante o sono, mas também em diversas outras circunstâncias, uma vez que o nariz desempenha a função fundamental de filtrar o ar que inalamos e oxigenar os pulmões de maneira mais eficaz.