Em jogo marcado por intensa disputa e vontade de ambos os lados, o Grêmio bateu o Vasco por 2 a 1, com gols de Matheus Henrique e Jael (Thiago Galhardo descontou). O resultado foi bom para os gaúchos, que somaram três pontos e entraram no G-4.
Já para os cariocas, o placar foi péssimo, visto que o time não avança na luta contra o rebaixamento. A virada veio aos 50 minutos, com a colaboração de Martín Silva, que falhou feio no gol de Matheus.
Na próxima rodada, o Grêmio visita na quinta-feira o São Paulo, às 19h, no Morumbi. Já o Cruz-maltino recebe na quarta-feira o Atlético-PR, quarta-feira, às 19h30.
Dono da casa, o Grêmio cumpriu o protocolo e iniciou a partida em cima do Vasco. A equipe sufocou o rival nos primeiros minutos e não abriu o placar com Alisson por muito pouco.
Apesar da postura do rival, o Vasco manteve uma boa postura defensiva e esperou as brechas para contra-atacar contra o rival. E foi justamente em um espaço deixado que o Cruz-maltino chegou lá. Galhardo puxou ataque com velocidade. achou Maxi López, que, de calcanhar, deixou o camisa 8 livre para tirar de Paulo Victor e marcar.
A vantagem vascaína, no entanto, não mudou o desenho da partida. O Grêmio seguiu em cima do rival e não demorou a fazer valer a sua superioridade em campo. Aos 18, Léo Moura fez um carnaval pela direita, cruzou e Jael cabeceou sem chances para Silva.
Com a igualdade, as equipes tentaram ir ao ataque, mas faltou capricho na hora de acertar os passes e as conclusões. Debaixo de um forte sol em Porto Alegre, os dois times encerraram um primeiro tempo muito mais marcado por luta e disposição do que por bom futebol.