Não apenas o Papai Noel trabalhará dobrado na semana que antecede o Natal. Os dirigentes do Grêmio também contam com uma grande lista de atribuições a partir desta segunda-feira.
Não faltam assuntos importantes na pauta do grupo que recém assumiu o comando do clube gaúcho. Enquanto jogadores e comissão técnica descansam, em férias, o Grêmio precisa definir a formação de um elenco forte para passar pela pré-Libertadores e disputar a principal competição das Américas.
Renovações
Três titulares têm contratos se encerrando no final do ano, e são considerados importantes pelo técnico Renato Gaúcho.
Os acertos com o centroavante André Lima e com os laterais Lúcio e Fábio Santos estão encaminhados. Mas ainda faltam detalhes para que a permanência completa do trio seja anunciada.
Antecipações
Jonas tem contrato até o final de 2011; Fábio Rochemback está garantido no Grêmio até agosto; Gabriel, emprestado pelo Panathinaikos, fica pelo menos até maio. Ainda assim, é preciso antecipar as renovações. Jonas e Fábio sofrem assédio de clubes do Exterior.
Com Jonas, o Grêmio deve conversar apenas a partir de janeiro, propondo aumento, novo prazo de duração do contrato, e mais espaço nas campanhas de marketing do clube. Fábio Rochemback, procurado por um clube do México, teria na renovação antecipada uma garantia a ele e ao clube, já que em janeiro ele poderia assinar pré-contrato com algum interessado.
Ao clube, também interessa prolongar a permanência de Gabriel, Mas os dirigentes ainda não sabem se o Panathinaikos vai exigir o imediato retorno do lateral-direito assim que o empréstimo inicial se encerrar.
Mudanças
Leandro e Souza, meias de altos salários e baixo aproveitamento em 2010, não interessam a Renato Gaúcho. Mas o Grêmio encontra dificuldades para negociar os jogadores. Não chegam propostas pela dupla. Os tricolores querem negociá-los, mas ainda não conseguiram.
Outros jogadores, egressos da base, devem sair para adquirir experiência. O Criciúma tenta levar nomes como o goleiro Busatto e o meia Roberson, mas ainda não obteve resposta tricolor.
Reforços
Renato Gaúcho quer entre quatro e cinco reforços de peso para 2011. Paulo Odone, presidente empossado na última semana, pretende impactar o mercado com a contratação de Ronaldinho Gaúcho, dez anos depois de o jogador deixar o próprio Grêmio sem ressarcimento ao clube.