Grêmio se coloca em uma zona privilegiada e vê “inveja” para G-4

Luxa mantém meta de ser vice-líder, mas usa situação das outras equipes no Brasileirão para valorizar atual posição, já praticamente garantida

Avalie a matéria:
|

Bezerra da Silva escreveu num de seus tantos versos: "a inveja é a arma dos incompetentes". Mas o Grêmio mostra que esse sentimento também pode servir, mesmo que indiretamente, como arma aos que fazem bem o seu trabalho. Após a vitória do sábado diante da Ponte Preta, o time de Vanderlei Luxemburgo praticamente cavou de vez seu espaço entre os quatro melhores que, em tese, irão à Libertadores de 2013. E uma das maneiras de valorizar esse feito é exatamente a certeza de que outros 16 clubes cobiçam essa posição.

- Se fala muito que entrar na fase primeira da Libertadores é muito ruim. É melhor na segunda. Eu vou fazer uma pergunta. Hoje estamos em terceiro. Quantos times não estão e gostariam de estar no nosso lugar? Para poder disputar a Libertadores. É do c... entrar na Libertadores. Depois, vamos ver o que vai acontecer. Tem muita gente com inveja da gente e gostariam de estar como estamos. Quero causar inveja aos 17 ou 16 times que não estão na posição.

O discurso de Luxa não significa acomodação. O técnico garante que o Grêmio ainda busca a vice-liderança para escapar da fase preliminar da Libertadores e entrar diretamente na etapa de grupos. No entanto, entende que é necessário valorizar a longeva passagem do clube pelo G-4. Afinal, são 26 rodadas entre os quatro melhores, sendo 24 delas de forma consecutiva.

A vitória deste sábado deixou o Grêmio a um ponto do Atlético-MG, o segundo colocado. O Galo joga neste domingo, fora de casa, diante do Coritiba. Mesmo que não consiga ser vice já nesta rodada, o time de Luxa tem a chance de comemorar a classificação à Libertadores via G-4 já neste fim de semana.

Para tanto, tem que torcer por derrotas de Vasco, Botafogo e Inter. Caso contrário, basta uma vitória no próximo domingo contra o São Paulo, no Olímpico (lembrando que a quarta vaga pode sumir, se um brasileiro vencer a Sul-Americana, no caso, ainda estão na briga exatamente Grêmio e São Paulo).

- Se o Grêmio entrar na primeira fase, é so qualificar a pré-temproada. Entender o que vai acontecer. Já passei por isso - antecipa-se Luxemburgo, lembrando seu exemplo com o Flamengo, no início dessa temporada.

O Grêmio folga neste domingo e também na segunda-feira. Volta aos treinamentos na terça, de olho no confronto direto com o São Paulo, no domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES