A volta do Atlético-PR à Série A do Campeonato Brasileiro ocorreu com derrota. Relegado à segunda divisão nacional em 2011, a equipe retornou à elite perdendo por 2 a 1 para o Fluminense na noite deste domingo. A partida foi disputada no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, e teve como grande destaque na parte final o goleiro Ricardo Berna, responsável por impedir a pressão rubro-negra de terminar em empate.
Com o foco voltado para a Copa Libertadores da América, o técnico Abel Braga escolheu um time totalmente reserva para enfrentar o Atlético-PR. O Fluminense entrou em campo escalado em um 3-5-2 e foi obrigado a alterar o esquema no intervalo - o zagueiro Anderson, sentindo um incômodo muscular, foi substituído por Eduardo.
Jogador que já foi titular da equipe e recentemente sofreu com um edema muscular, Rafael Sóbis foi um dos destaques da partida ao lado de Berna.
O atacante abriu o placar aos 16min de jogo, convertendo pênalti cometido por Cleberson em Samuel; e armou toda a jogada do segundo gol, aos 9min da segunda etapa, quando avançou pela lateral esquerda da área e cruzou rasteiro, na medida para Samuel balançar as redes.
No primeiro tempo, aos 28min, o Atlético-PR chegou a empatar, após cobrança de escanteio que terminou no cabeceio preciso de Manoel. A equipe paranaense fez apenas a sua quarta partida oficial da temporada com o time titular ? o clube foi vice-campeão estadual atuando o tempo todo com o time Sub-23 ? e mostrou bom entrosamento, criando chances para virar o placar na primeira etapa e empatá-lo no segundo.
Na parte final do jogo, o Atlético-PR impôs uma grande pressão e esbarrou na boa atuação do goleiro Ricardo Berna. Ele se destacou especialmente nos instantes finais: aos 41min, defendeu chute de Paulo Baier e no minuto seguinte impediu Marcelo de marcar.
Ficha técnica
FLUMINENSE 2 x 1 ATLÉTICO-PR
Gols
FLUMINENSE
Rafael Sóbis, aos 15min do primeiro tempo; e Samuel, aos 8min do segundo tempo
ATLÉTICO-PR
Manoel, aos 28min do primeiro tempo
FLUMINENSE: Ricardo Berna, Elivélton, Gum e Anderson (Eduardo); Wellington Silva, Fábio, Diguinho, Felipe (Rhayner) e Monzón; Rafael Sobis (Willian) e Samuel
Técnico: Abel Braga
ATLÉTICO-PR: Weverton, Léo, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe (Paulo Baier) e Everton; Marcelo e Éderson (Ciro)
Técnico: Ricardo Drubscky
Cartões amarelos
FLUMINENSE: Diguinho e Ricardo Berna
ATLÉTICO-PR: Cleberson, João Paulo e Ciro
Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local
Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé