Goleiro causa polêmica ao cantar música fascista

Empresário diz que jogador não sabia do que se tratava a canção “Lijepa li si”

Neuer no aquecimento antes da partida do Bayern de Munique | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O goleiro Manuel Neuer causou polêmica nesta segunda-feira na Alemanha. De férias na Croácia, o veterano arqueiro foi filmado cantando uma música fascista usualmente entoada pela extrema-direita do país dos Balcãs. 

Informações do site GloboEsportes.com

Os membros do grupo cantam "Lijepa li si" ("Você é tão bonita") do controverso cantor croata Marko Perkovic. Conhecido como "Thompson", referindo-se a uma metralhadora da mesma marca, Perkovic é um famoso admirador do Movimento Revolucionário Croata Ustashas, uma organização paramilitar fascista e ultranacionalista.

Neuer no aquecimento antes da partida do Bayern de Munique

O capitão do Bayern não comentou o vídeo, mas seu empresário explicou à “Bild” que o jogador não fala croata e não entende a letra. Contactado pela agência de notícias “AFP”, o Bayern de Munique não quis comentar o assunto.

Canção polêmica já foi hino

A letra da música cantada por Neuer, "Thompson" lista diferentes regiões croatas e cita "Herzeg-Bósnia", uma república croata de vida curta da Bósnia, nunca reconhecida internacionalmente e dissolvida após os acordos de Dayton em 1995. Também associada a movimentos nazistas, a música é geralmente cantada nos estádios por torcedores croatas radicais e foi banida em alguns países, como a Alemanha

A canção, inclusive, foi escolhida como o hino oficial da Croácia na Euro 2016, uma eleição validada pela federação, mas criticada por várias organizações antirracistas.

Neuer, de 34 anos e que já foi convocado para a seleção da Alemanha 95 vezes, está de férias por duas semanas, depois de vencer a liga alemã pela oitava vez. Assim que retornar aos treinos, o jogador vai se preparar para o reinício da Liga dos Campeões, na qual a equipe alemã está próxima de se classificar para as quartas de final, após vencer a partida de ida contra o Chelsea por 3 a 0 em Londres.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES