Na etapa de Teahupoo do Circuito Mundial de Surfe, Gabriel Medina foi derrotado na final pelo Jack Robinson e adiou o sonho do tricampeonato. Com essa derrota, o brasileiro pode ficar de fora de conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Sem chance de se classificar via WSL, Medina ainda pode chegar a Paris por outro caminho.
Gabriel ainda disputará o torneio ISA Games, em Porto Rico, no próximo ano. Caso seja campeão, Medina tem critérios de convocação pela Confederação Brasileira de Surfe. Sabendo da sua situação em relação à classificação para os jogos, Medina só precisa da vitória para ir adiante. Faltando poucos minutos para encerrar a bateria, conseguiu notas boas em relação ao Jack, mas tendo apenas uma oportunidade, encontrou um tubo e tirou uma nota 7.83, superando o brasileiro.
Com alguns minutos sobrando, o australiano Jack conseguiu mais uma manobra e melhorando ainda mais sua nota. O tubo valeu 7.83, somando 16.55 e tirando Medina da briga pelo título. Com essa nota, o australiano garantiu vaga no Top-5, ao lado de mais dois brasileiros, Filipe Toledo e João Chianca. Os outros nomes da lista são: americano Griffin Colapinto e o compatriota de Jack, Ethan Ewing.
Com essa classificação, Filipe Toledo e João Chianca já garantiram suas vagas em Paris. Como cada país pode levar três atletas aos jogos, Medina ainda pode conquistar essa vaga, a depender apenas dele, para voltar aos jogos. Lembrando que a competição será disputada em Teahupoo, nos dias 27 a 29 de julho de 2024.