O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi apresentado oficialmente pelo Santos nesta segunda-feira (5), no Salão de Mármore da Vila Belmiro. O jogador inicia a terceira passagem pelo clube, chega por empréstimo do Cruzeiro até o fim da temporada, com opção de compra, e será o novo camisa 9 da equipe.
Formado nas categorias de base do Santos, Gabigol retorna ao clube onde iniciou a carreira profissional. Antes da entrevista coletiva, o presidente Marcelo Teixeira entregou a camisa ao jogador e destacou o significado da volta do atacante ao time que o revelou.
— “Há certas apresentações em que o futebol se mostra essencialmente profissional. Mas, para alguns atletas, existe um sentimento diferenciado, pela história, identidade, raízes e trajetória. Confesso que já entreguei várias camisas, mas algumas têm um significado diferente”, afirmou o presidente.
Discurso de identificação
Durante a coletiva, Gabigol ressaltou a ligação com o Santos e afirmou que sempre se sentiu ligado ao clube, mesmo quando esteve fora.
— “Muito feliz de estar em casa. Eu sou santista, sempre usei essa camisa desde criança. Posso prometer empenho e dedicação. As coisas ficaram no passado e agora estamos juntos”, disse o atacante, que afirmou estar pronto para estrear.
O jogador também comentou sobre a proximidade com a família após o retorno à cidade de Santos, fator que, segundo ele, pesou na decisão.
Seleção brasileira e parceria com Neymar
Questionado sobre a possibilidade de voltar à Seleção Brasileira, Gabigol adotou um tom cauteloso, apesar do otimismo demonstrado pela diretoria.
— “É claro que é um sonho estar na Seleção, mas creio que meu momento não condiz com isso. Vim para o Santos. Como eu falei, minha Seleção agora vai ser o Santos”, afirmou.
O atacante destacou ainda a parceria com Neymar, com quem volta a dividir o vestiário, e disse que o objetivo é ajudar o camisa 10 dentro e fora de campo.
— “Talvez eu precise mais do Santos do que o Santos de mim. A gente está aqui para ajudar o Neymar a estar bem, porque a gente precisa dele na Copa”, completou.
Números e próximo compromisso
Gabigol é o quinto maior artilheiro do Santos no século XXI, com 84 gols em 210 jogos. Ele fica atrás apenas de Neymar, Robinho, Ricardo Oliveira e Kléber Pereira. Em 2018, deixou o clube como artilheiro da Série A, com 27 gols.
O Santos estreia no Campeonato Paulista no próximo sábado (5), contra o Novorizontino, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. Gabigol afirmou que se sente fisicamente bem e à disposição para a partida.