FPF toma medida contra técnico do Vasco após ataque machista em jogo

As críticas de Ramón Díaz surgiram após a derrota por 2 a 1 contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Ramón Díaz fez comentário machista após VAR ser decidido por uma mulher | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado nesta quinta-feira para condenar veementemente os comentários machistas do técnico Ramón Díaz sobre a atuação do VAR na partida em que o Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1, pela primeira rodada do Brasileirão, sob arbitragem de Daiane Muniz (Fifa/SP).

Comportamento  - Além de repudiar as declarações do treinador argentino, a entidade afirmou que "continuará na luta para que esse tipo de comportamento seja cada vez mais combatido e jamais se repita". Na nota, foi destacado o currículo de Daiane, que inclui participação na última Copa do Mundo feminina e sua integração ao quadro da Fifa.

Reação - As críticas de Ramón Díaz surgiram após a derrota por 2 a 1 contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Comentário - "Com relação aos árbitros, não podemos dizer muito, porque há o VAR. E, na última partida, que foi em casa, uma senhorita, uma mulher, interpretou um pênalti de outra maneira. O futebol é diferente. Principalmente o fato de o VAR ser decidido por uma mulher. Acho que é bastante complicado, porque o futebol é tão dinâmico, com tantas ações e tão rápido. Hoje, não sei se o árbitro marcaria um pênalti para o nosso ponta. Que foi atingido. Não sei se foi pênalti", declarou.

Decisão - O lance contestado por Ramón foi um possível pênalti de Rodrigo Ely em Galdames. Inicialmente, Daiane assinalou a penalidade, porém posteriormente voltou atrás na decisão e não recomendou a revisão da jogada.

Logo após o incidente, o técnico do Vasco, ainda no estádio do RB Bragantino, se retratou e afirmou que sua fala foi mal interpretada.

Se desculpou - "Primeiramente, se minha declaração foi interpretada de forma equivocada, gostaria de me desculpar. O que eu quis dizer é que uma única pessoa não deveria ter o peso de tomar uma decisão tão importante, como no caso do futebol, especialmente no que diz respeito à participação do VAR em decisões cruciais ao longo da partida. Se houve algum mal-entendido, peço desculpas, mas não foi minha intenção", disse o argentino.

Após o pronunciamento de Ramón Díaz, o Vasco emitiu uma nota oficial, lamentando as declarações do treinador e reafirmando o compromisso do clube com seus valores.

Segue abaixo a nota da FPF na íntegra:

"É com imensa repulsa e indignação que a Federação Paulista de Futebol (FPF) recebe os comentários machistas do técnico do Vasco, Ramón Díaz, feitos nesta quarta-feira (17), após o jogo do Brasileirão, nos quais desrespeita a árbitra mundialista Daiane Muniz, integrante do quadro da FIFA. É lamentável que o futebol ainda seja cenário para declarações retrógradas e ignorantes, principalmente vindas de alguém que ocupa uma posição de grande visibilidade e importância em um clube tão relevante do futebol nacional.

A FPF expressa profundo pesar pelo fato de mulheres que amam e vivem o nosso futebol serem confrontadas com comentários tão desprezíveis como estes. A entidade reitera seu compromisso em continuar combatendo veementemente esse tipo de comportamento, buscando garantir que situações semelhantes jamais voltem a ocorrer."

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES