SEÇÕES

Fórmula 1: relembre as vezes em que o título mundial foi decidido no Brasil - 2005

Seis campeonatos de pilotos foram decididos no Brasil, o último deles aconteceu em 2012, consagrando Sebastian Vettel tricampeão - 2005

Slide 1 de 6

2005

Siga-nos no

O Grande Prêmio do Brasil de 2005, realizado em 25 de setembro no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, marcou um dos momentos mais simbólicos da Fórmula 1 moderna. A penúltima etapa do campeonato, vencida por Juan Pablo Montoya, da McLaren, teve peso histórico por consagrar o espanhol Fernando Alonso como o mais jovem campeão mundial da categoria até então.

Com um desempenho consistente ao longo das 71 voltas, Alonso cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, resultado suficiente para garantir o título com duas provas de antecedência. Aos 24 anos, um mês e 27 dias, o piloto da Renault superou o recorde de Emerson Fittipaldi, que havia sido campeão em 1972 aos 25 anos. O feito colocou a Espanha, pela primeira vez, no mapa dos campeões mundiais da Fórmula 1.

 Grande Prêmio do Brasil de 2005 (Foto: Reprodução)

Alonso chegou a Interlagos com a vantagem estratégica de quem precisava apenas de um pódio para se consagrar. Mesmo com Kimi Räikkönen, da McLaren, ainda na disputa matemática, o espanhol manteve a calma e pilotou de forma precisa para fazer história. Assim, o Brasil foi palco da primeira de muitas decisões marcantes da categoria nas décadas seguintes.

Slide 1 de 6
Carregue mais