Enquanto dá adeus ao Barcelona, clube pelo qual jogou a vida toda, Lionel Messi também terá que devolver um equipamento que fazia parte do seu contrato com o clube: um SUV esportivo da Cupra, divisão esportiva da Seat - marca que, como o clube, é catalã.
Parte do grupo Volkswagen, a marca Cupra foi escolhida para substituir a Audi como parceira do clube catalão e como fornecedora de carros para técnico e jogadores da equipe desde o anúncio da parceria em 2019.
No caso do astro, o Formentor VZ, modelo mais recente e que já nasceu como Cupra (os demais nasceram como Seat) é o que volta para a garagem do clube.
O SUV cupê da companhia surgiu em 2020 do conceito de mesmo nome e que já tinha linhas bem próximas das finais, encontradas no carro de produção.
A versão mais completa do SUV cupê conta com o motor quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina, o mesmo usado no Jetta GLI e no Tiguan AllSpace R-Line no Brasil, mas calibrado para render 310 cv e 40,7 mkgf. O câmbio é o automatizado de duas embreagens e sete velocidades.
Com esse conjunto e o sistema de tração integral, o meia do Barcelona conseguia chegar rápido aos treinos. A velocidade máxima do Formentor VZ é de 250 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,9 segundos.
Pai de três crianças, Messi podia contar ainda com o bom porta-malas de 420 litros de capacidade do SUV Cupê esportivo para viajar com a família.
O Formentor VZ, que é o mais esportivo, tem três motorizações disponíveis. Além do 2.0 turbo de 310 cv, é oferecido em duas versões de 245 cv, a primeira com o mesmo 2.0 turbo e a segunda com um conjunto híbrido que mescla o 1.4 turbo com um elétrico.