Diante de um Internacional que estava mais preocupado com a final da Copa Libertadores contra o Chivas (MEX), na próxima quarta-feira, o Fluminense aproveitou a chance e disparou na liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo, em um Maracanã que contou com mais de 59 mil pessoas. Com grande atuação de Conca, o time tricolor fez 3 a 0 sobre os comandados de Celso Roth, que poupou quase todos os titulares.
Com o resultado, os cariocas chegaram a 32 pontos e abriram quatro de vantagem sobre o Corinthians, que perdeu para o Avaí por 3 a 2 na Ressacada. Já o Inter, com 20 pontos, está fora do G-4 e agora volta seus esforços para a decisão do torneio continental.
Com um esquema de três zagueiros e seis homens no meio de campo, o Inter marcou forte o time da casa nos primeiros minutos e deixou o jogo truncado. Mesmo assim, teve as melhores chances no início. Aos 7min, Andrezinho tocou para Tinga na entrada da área e o meio-campista chutou rasteiro para defesa de Fernando Henrique; três minutos depois, o goleiro tricolor voltou a trabalhar, em chute colocado de Andrezinho da intermediária.
Aos poucos, o Fluminense foi se soltando e equilibrando as ações, explorando principalmente as descidas dos alas. Aos 19min, Mariano recebeu lançamento longo de Leandro Euzébio na direita, trouxe para o meio e chutou de esquerda; a bola desviou em Fabiano Eller e enganou o goleiro Renan, entrando no canto e abrindo o placar para os cariocas.
O time de Muricy Ramalho continuou no ataque e o segundo gol não demorou a sair. Conca bateu escanteio fechado aos 22min e Washington subiu muito bem na primeira trave para desviar de cabeça, aumentando a vantagem dos anfitriões.
Aproveitando o desentrosamento do adversário, o Fluminense seguiu com o controle total da partida, mas não criou muitas chances de gol até o intervalo. O ritmo da partida diminuiu e o placar foi para o intervalo apontando 2 a 0 para o líder da competição.
A situação parecia ter se invertido no segundo tempo, com o Internacional tocando bem a bola e levando mais perigo ao gol de Fernando Henrique. Porém, em um lance espetacular de Conca, o time da casa ampliou. Aos 14min, o meia argentino deu passe preciso para Emerson, que correu por trás da zaga, invadiu a área e bateu bem na saída de Renan.
Conca continuou ditando o ritmo do meio de campo do Fluminense. Aos 25min, o camisa 11 encontrou Mariano na área com ótimo passe e o lateral cruzou, mas Washington desviou para fora. Pouco antes do apito final, Rafael Sobis ainda foi expulso por falta dura em cima de Leandro Euzébio.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 3 x 0 Internacional
Gols
Fluminense: Mariano, aos 19min, e Washington, aos 22min do 1º tempo; Emerson, aos 14min do 2º tempo
Ponto Forte do Fluminense
Teve o controle da partida e contou com grande atuação de Conca
Ponto Forte do Internacional
Assustou principalmente em chutes de longe
Ponto Fraco do Fluminense
Diminuiu um pouco o ritmo na segunda etapa
Ponto Fraco do Internacional
Mostrou um desentrosamento natural e criou poucas chances
Personagem do jogo
Conca, que fez duas assistências e se destacou no time tricolor
Esquema Tático do Fluminense
3-5-2
Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Diogo (Equi González), Diguinho, Conca (Marquinho) e Júlio César; Emerson (Rodriguinho) e Washington. Técnico: Muricy Ramalho
Esquema Tático do Internacional
3-6-1
Renan; Ronaldo Alves, Sorondo e Fabiano Eller (Juan); Daniel, Glaydson, Wilson Matias, Tinga (Oscar, depois Derley), Andezinho e Leonardo; Rafael Sobis. Técnico: Celso Roth
Cartões amarelos
Fluminense: Diogo
Internacional: Fabiano Eller, Juan, Wilson Matias e Sorondo
Cartão vermelho:
Internacional: Rafael Sobis
Árbitro
Wilson Luiz Seneme (SP)
Local
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público
59.056
Renda
R$ 1.062.990,00