Depois da derrota para o Nacional do Uruguai que quase acabou com as chances da equipe na Copa Libertadores, o Fluminense se recuperou na Taça Rio, neste domingo. No Estádio Moacyrzão, em Macaé, a equipe goleou o Americano por 5 a 1, de virada, pela penúltima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca.
Gustavinho abriu o marcador para o Americano aos 20min do primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Conca e Araújo viraram o placar para o Fluminense. Na etapa final, Mariano, novamente Araújo e Marquinho fecharam o marcador.
Com o triunfo, o Fluiminense chegou aos 14 pontos e divide a liderança do Grupo B da Taça Rio com o Olaria. Na última rodada, o time enfrenta o Nova Iguaçu. Já o Americano também sonha com a vaga nas semifinais. Com 11 pontos (um atrás do Flamengo), o time de Campos encara o Bangu no próximo domingo.
O jogo
Com o empate sem gols entre Olaria e Volta Redonda no sábado, o Fluminense precisava de uma vitória para empatar em pontos com o time do subúrbio carioca. Por isso, Deco e Araújo ganharam a posição de titular, com o técnico Enderson Moreira sacando Souza e Emerson da equipe titular.
Carlos Alberto continuou se destacando pelo lado esquerdo do Americano. Primeiro, o lateral cruzou para defesa de Ricardo Berna, mas aos 20min, o jogador acertou o passe e o time de Campos dos Goytacazes abriu o marcador em Macaé. O atleta cruzou, Gustavinho se antecipou ao goleiro do Flu e testou para o fundo das redes.
Logo depois de o Americano ter aberto o marcador, as equipes descansaram para a parada técnico e o técnico Enderson Moreira arrumou o time do Fluminense, que melhorou no jogo e virou o jogo. Aos 33min, Deco acertou o ângulo em cobrança de falta e colocou igualou o placar no Moacyrzão, como é conhecido o estádio em Macaé. O goleiro Jefferson ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golaço do argentino.
Dois minutos depois, o meia voltou a aparecer no segundo gol do Fluminense. Aos 35min, Conca recebeu na ponta esquerda e tocou para Júlio César que fazia a ultrapassagem. Na linha de fundo, o lateral rolou para trás. Araújo arrematou de primeira e marcou o tento da virada, colocando a equipe tricolor em vantagem.
Depois do bom começo de partida, o Americano sentiu os gols sofridos e passou a errar muitos passes, fazendo com que o Fluminense fosse para o intervalo em vantagem no marcador.
O Fluminense voltou melhor na etapa final e marcou o terceiro gol logo aos 5min. Fred recebeu passe na esquerda e tocou para a passagem de Marquinho. O meia foi até a linha de fundo e rolou para trás. O lateral Mariano chegou de frente para o gol e finalizou para marcar o terceiro da equipe na partida.
O quarto gol não tardou a surgir e aconteceu aos 10min. Em jogada parecida com os dois anteriores, Conca recebeu na ponta esquerda e tocou para a ultrapassagem de Araújo. De vez ir até a linha de fundo, o atacante fintou o marcador e tocou na saída do goleiro Jefferson para transformar a vitória em goleada.
Aos 30min, Eberson faz falta dura, recebeu o segundo amarelo do árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro e foi expulso da partida, deixando o Americano com um jogador a menos em campo.
O Fluminense fechou o marcador aos 42min. Tartá recebeu passe em profundidade na área, o goleiro Jefferson saiu mal do gol e não conseguiu cortar. A bola sobrou para Marquinho, que cabeceou para o fundo das redes, marcando o quinto da equipe.
FICHA TÉCNICA
Americano 1 x 5 Fluminense
Gols
Americano: Gustavinho aos 20min do 1º tempo
Fluminense: Conca aos 33min e Araújo aos 35min do 1º tempo; Marquinho aos 5min, Araújo aos 10min e Marquinho aos 42min do 2º tempo
Americano
Jefferson; Ayrton, Elson, Gustavo Breda, Carlos Alberto; Marciel (Guaçuí), Índio (Renan), Flávio Medina (Felipe), Gustavinho; Eberson e Diego
Técnico: Acácio
Fluminense
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho, Júlio César; Valencia, Diguinho, Deco, Conca; Araújo (Tartá) e Fred (Rafael Moura)
Técnico: Enderson Moreira
Cartões amarelos
Americano: Índio
Fluminense: Deco e Gum
Cartões amarelos
Americano: Eberson
Árbitro
Leonardo Garcia Cavaleiro
Local
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, Macaé (RJ)