SEÇÕES

Flamengo prepara proteção para Pedro voltar antes da final da Libertadores

Atacante se recupera de fratura no antebraço e pode retornar ainda em novembro; clube desenvolve suporte especial aprovado pela arbitragem

Pedro é homenageado por 300 jogos pelo Flamengo | Foto: Davi Ferreira
Siga-nos no

O Flamengo trabalha para ter Pedro à disposição na final da Copa Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, em Lima. O atacante fraturou o antebraço direito há cerca de duas semanas, durante o jogo de ida da semifinal contra o Racing, mas apresenta evolução considerada positiva pelo departamento médico.

O centroavante sofreu uma fratura sem desvio na ulna direita, o que evitou a necessidade de cirurgia. Desde então, ele utiliza uma imobilização axilo palmar, que cobre o braço até acima do cotovelo, com o objetivo de impedir movimentos bruscos e acelerar o processo de consolidação.

Pedro sente antebraço em Flamengo x Racing, pela semifinal da Libertadores — Foto: Mauro Pimentel / AFP

Proteção sob medida

O Flamengo já desenvolve duas versões de proteção que podem permitir a Pedro atuar ainda durante o tratamento. As peças estão sendo confeccionadas com materiais rígidos e leves, para garantir segurança sem risco de ferir outros jogadores em campo. A liberação para uso dependerá de aprovação da arbitragem, conforme determina o regulamento.

Segundo os médicos do clube, o tempo médio de recuperação desse tipo de lesão é de quatro a oito semanas, mas o atacante pode retornar no prazo mínimo, devido à boa resposta física e idade favorável.

Retorno gradual aos treinos

Pedro deve retomar atividades controladas no campo do Ninho do Urubu ainda nesta quarta-feira. A expectativa é que, com três semanas completas de recuperação, ele tenha a imobilização substituída por uma versão mais leve, o que permitirá um trabalho de readaptação física.

A partir da quarta semana, o departamento médico e a comissão técnica definirão os próximos passos da reabilitação. A meta é que o jogador esteja em condições de atuar antes da final, mesmo que inicialmente com limitação nos movimentos do braço direito.

Experiência recente como referência

O clube se baseia em um caso semelhante ao do lateral-direito Guillermo Varela, que recentemente atuou com uma proteção especial em uma partida oficial. O protocolo será o mesmo: assim que Pedro não sentir mais dores e demonstrar estabilidade na região fraturada, ele será liberado para competir.

Enquanto o processo de recuperação segue, Pedro segue fora da equipe. O atacante será desfalque contra o São Paulo, nesta quarta-feira, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

O Flamengo é o vice-líder da competição, com 64 pontos, um atrás do Palmeiras, que tem 65,  e busca manter o ritmo até a decisão continental. A expectativa interna é que o artilheiro esteja pronto para vestir novamente a camisa rubro-negra no momento mais importante da temporada.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também