Após longas negociações, o Flamengo desistiu de recontratar o lateral-direito Rafinha, de 35 anos. A informação foi publicada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, na noite desta sexta-feira, e confirmada posteriormente pelo LANCE!.
O fator financeiro é o motivo principal para o fim do negócio. Mesmo com uma sinalização positiva por parte do jogador quando chegou ao Brasil no início de fevereiro, a diretoria do Flamengo reavaliou a oferta apresentada, e as partes não chegaram a um acordo, cuja reunião derradeira se deu neste dia 19.
A mudança de postura dos dirigentes rubro-negros ocorreu principalmente pelo cenário econômico e pelos impactos da pandemia da Covid-19. Com os portões dos estádios ainda fechados e sem previsão de reabertura, o Flamengo teme uma queda ainda maior de receitas para a temporada 2021.
Em fevereiro, período em que o Rafinha desembarcou no Rio após rescindir com o Olympiacos-GRE, o L! ouviu de funcionários do Flamengo presentes no dia a dia do Ninho do Urubu que, internamente, já contavam com o retorno "certo" do atleta, campeão do Brasileiro, da Libertadores, do Carioca, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil pelo clube.
Para a posição de lateral-direito, o Flamengo conta com o chileno Isla, que foi contratado em agosto de 2020 e é o atual titular; o jovem Matheuzinho, que
subiu para o profissional no ano passado e vem se destacando no início da temporada; e João Lucas, que teve poucas chances com a camisa rubro-negra e é a terceira opção de Rogério Ceni.