Adivinhar a escalação titular do Flamengo por Filipe Luís tem sido quase impossível. O treinador tem feito muitas mudanças por diferentes motivos e raramente repete a equipe na temporada. Nos últimos 10 jogos após a Copa do Mundo de Clubes, o time entrou em campo com formações diferentes em todas as partidas.
Entre novos reforços, desfalques por lesão e suspensão, Filipe Luís tem muitas variações na equipe. O meia Saúl não jogou nos últimos dois jogos, e o lateral Viña está fora há quatro partidas. O espanhol ainda não foi titular, enquanto o uruguaio começou em duas partidas após o Mundial.
Os únicos jogadores que atuaram em todos os 10 últimos jogos foram o goleiro Rossi e o zagueiro Léo Ortiz. O outro zagueiro, Léo Pereira, participou de nove partidas. Os dois Léos não tiveram descanso nas últimas sete partidas, após a lesão de Danilo contra o Fluminense.
Os jogadores que menos começaram como titulares foram Ayrton Lucas e Matheus Gonçalves, com apenas uma partida cada. Entre os reforços, Royal e Samuel Lino somam três jogos como titulares, enquanto Saúl e Carrascal ainda não estrearam desde o início. Jorginho, contratado antes da Copa, tem sido presente e só ficou fora em duas ocasiões.
As constantes mudanças de Filipe Luís explicam a oscilação do Flamengo, que, mesmo líder no Brasileiro e com vantagem nas oitavas da Libertadores, sofre críticas pela queda de rendimento no segundo tempo. O treinador tem variado peças e estruturas, inclusive escalando quatro atacantes em algumas partidas.