SEÇÕES

Fifa exclui rival do Flamengo e define playoff por vaga no Mundial de Clubes

Corte Arbitral do Esporte confirmou a decisão da Fifa e clube mexicano está fora por violar regra de propriedade múltipla; LAFC e América-MEX podem disputar playoff pela vaga

James Rodríguez, e Steven Mendonza tiveram passagens pelo futebol brasileiro | Foto: X/@clubleonfc
Siga-nos no

A exclusão do León do Mundial de Clubes de 2025 foi confirmada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), em decisão divulgada nesta terça-feira (6). O clube mexicano, que integrava o Grupo D da competição, ao lado de Flamengo, Chelsea e Espérance-TUN, está fora por descumprir uma regra da Fifa que proíbe a participação de clubes com o mesmo dono no torneio.

A decisão, que não cabe mais recurso, se baseia no artigo 10.1 do regulamento do Mundial, que veda a influência de uma mesma pessoa física ou jurídica sobre mais de um clube participante. O León pertence ao mesmo grupo empresarial que controla o Pachuca, também do México, que permanece classificado.

De acordo com o CAS, o fundo fiduciário criado pelos donos do León para tentar comprovar autonomia de gestão foi considerado "insuficiente" para atender às exigências da Fifa.

“O clube permanece excluído da competição e o Pachuca continua classificado”, afirmou o painel arbitral.

Vaga indefinida no Grupo D

Com a exclusão confirmada, a Fifa já se mobiliza para organizar um playoff que definirá quem ocupará a vaga deixada pelo León. Dois clubes estão cotados para a disputa: o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, vice-campeão da Concachampions 2023, e o América-MEX, campeão da edição.

O vencedor do confronto completará o Grupo D e será adversário do Flamengo na fase de grupos. A estreia da competição está marcada para 14 de junho, nos Estados Unidos.

Alajuelense também fora

Outro clube que tentou aproveitar a brecha deixada pela exclusão do León foi o Alajuelense, da Costa Rica. Com base no ranking da Concacaf e no limite de clubes por país, a equipe entrou com recurso no CAS pedindo a vaga. O pedido, no entanto, foi rejeitado após julgamento realizado em Madri no último dia 23 de abril.

Segundo o tribunal arbitral, nenhum dos três recursos, de León, Pachuca e Alajuelense, conseguiu comprovar que as decisões da Fifa violavam o regulamento do torneio.

Grupo do Flamengo:

  • Flamengo (Brasil)

  • Chelsea (Inglaterra)

  • Espérance (Tunísia)

  • Adversário indefinido (LAFC ou América-MEX)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também