Nesta terça-feira (10), a Fifa aprovou o formato de 48 seleções para a Copa do Mundo de 2026. A decisão foi tomada em reunião dos conselheiros da entidade.
"O Conselho da Fifa decidiu de forma unânime por uma Copa do Mundo com 48 times em 2026: 16 grupos de três equipes cada", informou a entidade que rege o futebol por meio de sua conta no Twitter.
As vagas seriam distribuídas da seguinte maneira: 16 vagas para a Europa; 9 para a África (podendo chegar a 10, por causa da repescagem); 8 para a Ásia (podendo chegar a 9, por causa da repescagem); 6 para a América do Sul (podendo chegar a 7, por causa da repescagem); 6 para a América Central e do Norte (podendo chegar a 7, por causa da repescagem); 1 para a Oceania. A definição final sobre a distribuição deve ser feita apenas em março.
Em relação à fórmula de disputa, as duas primeiras seleções de cada chave avançariam ao mata-mata, totalizando 32 equipes nos jogos eliminatórios.
Uma das possíveis consequências da Copa mais inchada é a unificação das eliminatórias da América do Sul com a da Concacaf, algo estudado pela Fifa, a entidade teme um possível desinteresse pelo qualificatório sul-americano, que no novo modelo poderia ficar com até sete vagas (seis diretas mais uma via repescagem).
Atualmente, a Copa do Mundo é disputada por 32 equipes. Elas são divididas em oito grupos de quatro integrantes, com os dois primeiros de cada avançando ao mata-mata, que começa com 16 seleções.