A FIFA anunciou nesta sexta-feira (23), o Mundial de Clubes de 2025, pela primeira vez com a participação de 32 equipes. A competição será realizada nos Estados Unidos. A escolha da sede foi determinada de forma unânime pelo Conselho da FIFA. O presidente do órgão, Gianni Infantino, colocou o local como "anfitrião ideal" para o torneio.
Segundo a entidade, a decisão foi baseada nos requisitos de infraestrutura, serviços e em objetivos estratégicos mais amplos. A FIFA considerou que os Estados Unidos demonstraram ser um líder na organização de eventos globais e que a escolha maximiza a sinergia com a Copa do Mundo de 2026, uma vez que o país sediará o torneio em conjunto com o México e o Canadá.
“O Mundial de Clubes de 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a esse novo torneio global”, descreveu o presidente da Fifa.
A FIFA ainda não definiu as datas e os estádios para o Mundial. O torneio envolverá os campeões continentais, bem como outras equipes classificadas com base em um ranking. A Uefa conta com 12 equipes da Europa no Mundial. A AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) terão direito a quatro vagas cada na competição.
Os times participantes serão divididos em oito grupos, cada um composto por quatro clubes, e dois deles avançarão para as oitavas de final. O regulamento adotado será o mesmo utilizado na Copa do Mundo de seleções entre 1998 e 2022. A FIFA planeja realizar o Mundial anualmente, porém, com um novo regulamento.
O campeão europeu participará apenas da final, enfrentando o vencedor de playoffs entre os clubes representantes dos demais continentes. Os clubes Palmeiras e Flamengo já estão garantidos na edição do ‘Super Mundial’. Fora os times brasileiros, Real Madrid, Manchester City, Chealsea, Al-Hilal, Al-Ahly, Uarawa Red Diamonds, Monterrey, Wydad Casablanca, Seattle Sounders e León tem passaporte para o campeonato.
A Conmebol participará com 6 vagas. No torneio, além dos campeões da Libertadores de 2021 e 2022 (Palmeiras e Flamengo), vão estar os dois clubes melhores posicionados no ranking da confederação sul-americana. Entre os mais representados, se coloca a América do Sul, logo depois, a Europa.
Confira os times já classificados para o Mundial de Clubes de 2025:
- Palmeiras (Brasil): campeão da Libertadores 2021
- Flamengo (Brasil): campeão da Libertadores 2022
- Chelsea (Inglaterra): campeão da Champions League 2020/2021
- Real Madrid (Espanha): campeão da Champions League 2021/2022
- Manchester City (Inglaterra): campeão da Champions League 2022/2023
- Al-Hilal (Arábia Saudita): campeão da Liga dos Campeões da Ásia de 2021
- Urawa Red Diamonds (Japão): campeão da Liga dos Campeões da Ásia de 2022/23
- Al Ahly (Egito): campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021
- Wydad Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022
- Monterrey (México): campeão da Concachampions de 2021
- Seattle Sounders (Estados Unidos): campeão da Concachampions de 2022
- León (México): campeão da Concachampions de 2023