O que começou como uma grande celebração pelo quarto título do Flamengo na Libertadores acabou em tumulto na tarde deste domingo (30), no Centro do Rio. A chegada dos jogadores ao local da festa, no Circuito Preta Gil, atraiu uma multidão e, diante da confusão formada, policiais militares utilizaram gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os torcedores.
A Polícia Militar ainda não informou o motivo que desencadeou o início do tumulto.
Desde as primeiras horas do dia, milhares de flamenguistas se concentraram para recepcionar os campeões da América. O avião com a delegação pousou às 10h no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), mas as ruas do Centro já estavam tomadas bem antes da chegada dos atletas. Por volta das 13h, os ônibus com o elenco chegaram ao ponto de concentração do desfile, com atraso.
O trajeto da comemoração ocorreu no corredor formado pela Rua 1º de Março e pela Avenida Presidente Antônio Carlos, área que, desde julho, leva o nome de Circuito Preta Gil, em homenagem à cantora e torcedora apaixonada pelo clube. Preta, que morreu dias antes da oficialização do título, era responsável por um dos megablocos de carnaval que desfilava justamente nessas vias.