Fernando Scheffer conquista medalha de bronze nos 200m livre em Tóquio

Brasileiro nadou na raia oito, e com o tempo de 1min44seg66, garantiu seu lugar no pódio. Tom Dean em 1º e Scott, com a prata

Fernando Scheffer | Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Brasil conquistou mais uma medalha nas Olimpíadas de Tóquio. Estreante, Fernando Scheffer disputou a final dos 200 metros livre, fez o terceiro melhor tempo e levou o bronze. O brasileiro nadou na raia oito, e com o tempo de 1min44seg66, garantiu seu lugar no pódio. Tom Dean ficou em primeiro e Duncan Scott, com a prata.

Ainda em êxtase, Scheffer celebrou o pódio e falou sobre a estratégia utilizada na prova: 

''Não sei até agora ainda (o que senti). Parece que estou travado no tempo. Quando caí para a prova, não estava pensando em tempo, colocação. Só queria fazer minha prova, colocar na água tudo que treinei e nadar feliz a cada braçada, aproveitando cada metro. É uma sensação muito especial. Parece que estou sonhando ainda" disse.

Após 25 anos

Depois de 25 anos, o Brasil voltou a ganhar uma medalha nos 200m livre na natação. Na semifinal, Scheffer nadou na raia de número quatro e saiu na frente nos primeiros 100 metros. Nos últimos 50 metros, ele foi ultrapassado e terminou em terceiro na primeira série, com o tempo de 1min45s71. Na classificação final, ele ficou com o oitavo tempo.

Fernando Scheffer exibe medalha de bronze no pódio em Tóquio — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA 

Gustavo Borges em 96

A última vez que o Brasil conquistou uma medalha olímpica nos 200m foi em Atlanta-96, com Gustavo Borges. O brasileiro também disputou a prova em uma raia de canto, a um, mas subiu ao pódio com o segundo melhor tempo.

Fernando Scheffer leva bronze nos 200m livre em Tóquio Foto:  Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Caminhada

A caminhada de Scheffer na seleção brasileira começou em 2016, quando ele disputou o Mundial de piscina curta, em Windsor, Canadá. Os primeiros grandes resultados vieram em 2018, no Pan de Lima: ele subiu ao lugar mais alto do pódio para receber a medalha de ouro em duas oportunidades: no revezamento 4x200m e nos 200m livres.

Scheffer chegou aos Jogos de Tóquio correndo por fora. Na delegação nacional, não era cotado como um dos favoritos a conquistar medalha, mas ele surpreendeu e marcou seu nome na história da natação.

(Por: UOL) 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES