O Palmeiras ficou sem Valdivia para a reta final do Brasileirão. O meia machucou o joelho esquerdo na derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no último sábado, no Morumbi, e um exame feito neste domingo constatou lesão no ligamento colateral medial. Com previsão de recuperação de dois meses, o jogador dificilmente voltará a campo antes da última rodada, dia 2 de dezembro, desfalcando o Verdão na luta contra o rebaixamento à Série B.
Valdivia pode até mesmo voltar a jogar apenas em 2013, uma vez que a esperança do clube em contar com o jogador seria numa eventual final da Copa Sul-Americana - a competição termina no dia 12 de dezembro. A informação foi divulgada pelo site oficial do clube.
Após uma dividida com o zagueiro Edson Silva, Valdivia bateu o joelho no chão e sentiu muitas dores, mas continuou em campo por cerca de 15 minutos. No entanto, teve de deixar o gramado por não aguentar mais caminhar.
Na saída de campo, Valdivia precisou ser carregado pelo atacante Obina e por um massagista do Palmeiras. O Mago fez tratamento com gelo ainda no vestiário do Morumbi, antes de deixar o estádio com o joelho enfaixado. Caminhando com o auxílio de uma muleta e acompanhado por um segurança, foi embora em silêncio, com cara de poucos amigos.
O Choque-Rei era o oitavo jogo seguido do jogador. Recentemente, ele admitiu que vinha atuando com muitas dores musculares. O lance no clássico, porém, foi tratado como uma infelicidade.