O ex-presidente da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, sugeriu que Lewis Hamilton, atualmente na Ferrari, deveria se aposentar. Ele também apontou Gabriel Bortoleto, da Sauber, como um possível substituto. Segundo Ecclestone, embora Hamilton seja um piloto talentoso, já enfrenta uma fase de declínio na carreira.
“Lewis é muito talentoso. Era e provavelmente ainda é, mas, como muitas personalidades do esporte, quando chegam ao topo, só há um caminho a seguir, e não é uma boa direção. É só para baixo” afirmou Ecclestone em entrevista ao "Mail Sport", de Portugal.
Na visão de Bernie, Hamilton estaria “cansado” e deveria se aposentar “agora”.
“Ele pode não pensar, mas logo se acostumará a fazer outras coisas além do automobilismo na aposentadoria. Acho que ele deveria ter feito isso há um tempo. O cara não é trapaceiro. Mas estaria trapaceando consigo mesmo se continuasse. Ele deveria parar agora”, iniciou.
“Se eu estivesse cuidando dele, negociaria com a Ferrari imediatamente e diria: ‘Se vocês tiverem alguém para substituir Lewis, ele sairá'", concluiu o ex-mandatário da Fórmula 1.
Em seguida, Bernie Ecclestone afirmou que Hamilton deveria negociar com a Ferrari uma rescisão contratual, desde que receba integralmente o valor acordado. Ele também demonstrou preocupação com a integridade física do piloto.
“Se eu fosse o Lewis, diria à Ferrari que queria receber todo o meu salário integralmente. Eles o contrataram porque acharam que ele poderia fazer o trabalho. ‘Não está funcionando, então eu posso abrir caminho se vocês quiserem, mas esse é o acordo’", iniciou.
“Eu não gostaria que nada de ruim acontecesse com Lewis. Ele não está lutando por um campeonato mundial e está em uma fase da vida em que não valeria a pena passar dois anos de cama com uma fratura nas costas ou qualquer outra coisa desagradável”, disse Ecclestone.
Possíveis substitutos de Hamilton na Ferrari
Bernie também mencionou possíveis substitutos para Hamilton na Ferrari, caso o heptacampeão deixe a equipe. Para o ex-chefe da Fórmula 1, os principais nomes são Isack Hadjar, da RB, e Gabriel Bortoleto.
“Se eu pudesse ‘roubar’ alguém, escolheria o Isack Hadjar. Ele está indo muito bem no ano de estreia e é um ótimo rapaz”, afirmou.
“Também gosto do nosso amigo brasileiro, o Bortoleto. Ele tem talento. Ambos são pilotos equilibrados”, completou.
Atualmente, Bortoleto é o 17º colocado no Mundial de Pilotos, com 14 pontos.