Etíope campeão da São Silvestre afirma que ganhou por muita sorte

“Tive muita sorte. O percurso é muito difícil, e a chuva não ajudou”, contou

O etíope Tariku Bekele, de 24 anos. | UOL
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O etíope Tariku Bekele, de 24 anos, só havia disputado uma prova de 15 quilômetros antes de vencer a Corrida de São Silvestre no último sábado. Especialista em provas de até 5.000 m na pista, o irmão mais novo do ídolo local Kenenisa Bekele admitiu que teve sorte no novo percurso da prova nas ruas de são Paulo.

?Tive muita sorte. O percurso é muito difícil, e a chuva não ajudou. Estou muito feliz por ganhar esta corrida na minha primeira vez correndo no Brasil?, declarou Bekele. Campeão mundial indoor dos 3.000 m em 2008, o etíope disse que a experiência em provas mais curtas o ajudou a vencer no novo percurso da São Silvestre, que está mais rápido do que nos anos anteriores.

?Normalmente, prefiro distâncias mais curtas. Treino para ter velocidade, esse é o meu foco. Estou treinando para os 3.000 m do Mundial Indoor, e esse tipo de treinamento me ajudou muito a ganhar a prova?, admitiu Bekele.

Seu irmão mais velho também prefere distâncias mais curtas na pista. Kenenisa Bekele ganhou dois ouros nos Jogos Olímpicos de Pequim, com recordes mundiais nos 5.000 m e 10.000 m rasos. Ele ainda venceu os 10.000 m em Atenas e é dono de cinco medalhas de ouro em Mundiais de atletismo.

Mais do que a inspiração de todas essas conquistas, o novo campeão da São Silvestre creditou o sucesso de sua carreira ao irmão mais velho. ?Meu irmão é o meu herói. Ele sempre me ajudou desde pequeno. Estou muito feliz?, completou Bekele após receber o troféu no Obelisco do Ibirapuera.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES