A vida de quem está ao lado de um jogador de futebol nem sempre é tão glamourosa quanto parece. Foi o que mostrou Yasmin Volpato, esposa do zagueiro Lyanco, em um desabafo nas redes sociais após o empate entre Atlético-MG e Santos, jogo marcado por uma discussão entre o defensor e Neymar e pelo pênalti cometido pelo atleticano que definiu o placar.
“A dor também é nossa”
Logo no início, Yasmin deixou claro que as esposas vivem os mesmos altos e baixos que os atletas: “Você sabe apenas o que enxerga e deduz, mas eu não. Vivo os altos e baixos. Quando os tempos são difíceis para eles, a esposa sente também. As frustrações públicas, a dor, decepção, os calos e feridas nos pés escondidos por trás das chuteiras. A gente escuta as críticas e precisa estar pronta para defendê-los. Confiando que no próximo será melhor, porque o futebol não perdoa”, escreveu.
Ela também destacou que a pressão não fica restrita ao campo.
“É quase impossível não levar para o lado pessoal, porque a gente vive os bastidores. As incertezas, o favoritismo, a pressão, a falsidade e as opiniões. Tudo isso a gente sente… Treinos, rotina, sacrifício, resiliência, renúncias, jogos, fãs, cobrança, dinheiro. Não é tão fácil ser o sistema de apoio”, desabafou.
Por fim, Yasmin relatou o peso das críticas após jogos ruins. “Preciso estar quase sempre bem na chegada dele após um jogo ruim. As pessoas não perdoam. As mãos que te aplaudem são as mesmas mãos que digitam coisas horríveis. Que ameaçam a nossa família.”
Contexto recente
O desabafo vem em meio a semanas turbulentas para Lyanco. Após se recuperar de lesão muscular, o zagueiro esteve em campo na eliminação do Atlético-MG para o Cruzeiro na Copa do Brasil. Dias depois, discutiu com Neymar no jogo contra o Santos e, já no fim, cometeu o pênalti que garantiu o empate.