A seleção espanhola conquistou a vitória sobre a Croácia nos pênaltis, com placar de 5 a 4, após um empate de 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação. A partida aconteceu neste domingo (18), no Estádio De Kuip, na Holanda, e consagrou a Espanha como campeã da Liga das Nações. Por outro lado, a seleção croata continua sem conquistar títulos em sua história.
O jogo
A primeira metade do jogo foi bastante equilibrada. No início, foram os espanhóis que mostraram mais iniciativa no ataque. Aos nove minutos, Fabián Ruiz arriscou um chute de longa distância e quase viu Livakovic cometer um erro. O goleiro tentou segurar a bola, mas acabou se atrapalhando, e a bola bateu na trave.
Em seguida, foi a vez do experiente jogador Gavi arriscar um chute de fora da área, passando muito perto da trave. Aos 26 minutos, Rodri surgiu livre após um cruzamento e cabeceou com força. No entanto, a bola desviou em Morata no caminho e acabou saindo por cima do gol.
Aos cinco minutos do segundo tempo, Perisic driblou Jesús Navas e fez um cruzamento fechado. Do outro lado, Juranovic chegou finalizando cruzado, mas a bola saiu para fora. Logo em seguida, a Espanha respondeu. Asensio aproveitou um cruzamento de Alba e cabeceou com perigo, por cima do gol. Aos 30 minutos, Livakovic precisou sair da meta para fazer o corte, mas acabou deixando a bola nos pés de Fabián Ruiz, que arriscou um chute de longa distância e por pouco não marcou um belo gol.
Oito minutos mais tarde, a seleção espanhola teve uma oportunidade de ouro para marcar. Ansu Fati recebeu a bola completamente livre na marca do pênalti e chutou rasteiro. No entanto, Perisic surgiu em cima da linha para afastar o perigo. Com isso, o jogo foi para a prorrogação.
Prorrogação
Durante a prorrogação, a seleção espanhola buscou exercer uma pressão, porém encontrou dificuldades para encontrar espaços na sólida defesa croata. A oportunidade mais clara surgiu aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação. Rodri arriscou um chute de fora da área e Sutalo desviou a trajetória da bola. Ela acabou indo na direção oposta de Livakovic, porém, saiu pela linha de fundo.
Nas cobranças de pênalti, a Espanha foi mais eficiente. Joselu, Rodri, Merino, Asensio e Carvajal converteram suas cobranças, enquanto Laporte desperdiçou. Por parte da Croácia, Vlasic, Brozovic, Modric e Perisic acertaram seus chutes, mas Majer e Petkovic perderam, concedendo o título para os espanhóis.