SEÇÕES

Entenda a doença arterial coronariana, que levou Roberto Carlos à cirurgia; ex-jogador já recebeu alta

Ex-lateral passou por uma angioplastia após exames detectarem obstrução coronariana

Ex-lateral teve que passar por cirurgia após uma obstrução coronariana | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Após mais de dez dias internado, o ex-lateral Roberto Carlos recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O ex-jogador de futebol teve que passar por uma cirurgia de emergência.

– Agradeço toda equipe médica pela atenção, cuidado e acompanhamento neste período – disse o ex-lateral em uma rede social.

OBSTRUÇÃO CORONARIANA

O ex-jogador, de 52 anos, deu entrada no hospital apenas para realizar exames de rotina quando descobriu uma obstrução coronariana, sendo indicada uma angioplastia.

Ele passou pelo procedimento ainda no mesmo dia e não teve intercorrências, segundo sua equipe médica.

DO QUE SE TRATA A DOENÇA?

Apesar do nome complicado, a obstrução coronariana é mais comum do que se imagina e atinge milhares de pessoas no mundo. 

Se trata do bloqueio parcial ou total das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos responsáveis por levar oxigênio e nutrientes ao músculo do coração.

Isso acontece, geralmente, por causa da aterosclerose, que é o acúmulo de: gordura, colesterol e cálcio nas paredes das artérias, formando placas que estreitam ou impedem a passagem do sangue.

PERIGOS E FATORES DE RISCOS

Ao não chegar sangue adequadamente ao coração, o músculo cardíaco sofre. O que pode causar:

  • dor no peito (angina)
  • falta de ar
  • cansaço excessivo
  • infarto, nos casos mais graves

Os fatores de risco, por sua vez, são vários e podem estar ligados a pressão alta, colesterol elevado,diabetes,tabagismo,sedentarismo,obesidade, histórico familiar de doenças cardíacas

 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também