O consagrado judoca piauiense Emerson Silva, de apenas 18 anos, se tornou campeão e conquistou a medalha de ouro durante a Seletiva Nacional de Base Sub-21, que aconteceu neste último final de semana, no Ginásio Tarumã, localizado na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. A competição reuniu mais 492 atletas representantes de 169 clubes brasileiros. Esta é a primeira etapa a contar pontos para o Ranking Nacional Sub-21.
A competição marca o início do processo de formação da Seleção Brasileira Júnior Sub-21, que atuará nas próximas competições, e convocações para o ano de 2019. Além da medalha de ouro, o judoca conquistou também uma das oito vagas para participar do Meeting Nacional Sub-21, que será realizado em fevereiro de 2019. Agora, o judoca está em primeiro lugar na sua categoria de peso no Meeting com 180 pontos, e como foi o primeiro colocado, ainda somará mais 145 pontos.
Emerson faz parte da Associação Judô Queiroz (FPIJ), e além do clube piauiense, mais sete clubes conquistaram a medalha de ouro, o clube do Esporte Clube Pinheiros (FPJudo), com dois campeões na sua equipe; o clube Minas Tênis Clube (FMJ); o clube Sesi-SP (FPJudo); o Club Athletico Paulistano (FPJudo); o clube da Associação Atlética Judô Futuro (FJMS); e a Associação Judô Belarmino (FPJudo).
Sendo um ano muito promissor, além destas conquistas de Emerson, participando de campeonatos tanto nacionais quanto internacionais, o judoca realizou vários estágios e treinamentos técnicos em outros países da Europa, no qual aumentou sua bagagem de conhecimento para o judô. Atualmente, ele é o primeiro colocado no ranking nacional em sua categoria, e após esta seletiva de base, o judoca somará os primeiros pontos para o ano de 2019.
Ele conquistou neste primeiro semestre do ano de 2018, medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Regional Sub-21 e Sênior; conquistou a medalha de prata na Taça Brasil Sub-21; e no Campeonato Brasileiro Sub-21. Entre estas conquistas nacionais, conseguiu medalhas em torneios internacionais também, como no Campeonato Masters Bremer, na Alemanha, e o Campeonato Júnior European Cup, em Leibnitz, na Áustria.
Recentemente, o judoca foi medalha de prata durante o Campeonato Mundial de Judô Sub-21, que aconteceu no mês de outubro, na cidade de Nassau, nas Bahamas. Depois de nove anos no qual um atleta piauiense não participava de um mundial de judô. Também se consagrou campeão e vice-campeão na Copa Fortaleza Internacional de Judô 2018, que aconteceu neste mês de novembro em Fortaleza, Ceará.
O judoca agradece a conquista realizada em suas redes sociais, afirmando que o próximo ano será de muitas vitórias para o Piauí. “Campeão da Seletiva Nacional de Base Sub-21 Junior. Quero agradecer aos meus senseis: Fabieldo Torres e Abdias Queiroz Filho, por sempre acreditarem em mim, mesmo quando eu não acreditava mais, agradeço ao meu coach, família e amigos, Vamos em busca !!! quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”, disse o atleta em seu perfil do Instagram.