Em péssima fase no Ultimate Fighting Championship (UFC), Mauricio Shogun Rua voltou a decepcionar. Ele foi totalmente dominado em luta contra Chael Sonnen e acabou finalizado ainda no primeiro round do combate em Boston, neste sábado. Foi a primeira vitória do americano contra um ex-campeão do UFC.
Ex-campeão, Shogun está cada vez mais longe de usar o cinturão dos meio pesados novamente. Ele acumulou sua segunda derrota consecutiva, já que tinha perdido para Alexander Gustafsson no final do ano passado. A péssima fase fica ainda mais evidente se forem olhadas as estatísticas desde que Shogun ganhou o título, em 2010 - são quatro derrotas e apenas duas vitórias.
Na luta deste sábado aconteceu o que era esperado: a primeira atitude de Sonnen foi derrubar o brasileiro, que teve muitas dificuldades para reagir contra isso. Shogun ficou por baixo durante todo o primeiro assalto, sofrendo socos e sem mostrar qualquer reação. Até que, quando faltava menos de um minuto para o fim do round, Sonnen encaixou uma guilhotina que sufocou o brasileiro e decretou sua vitória.
A vitória firma de vez Sonnen entre os meio pesados, categoria na qual ele tinha perdido a disputa pelo cinturão contra Jon Jones em abril. Agora o objetivo do falastrão é enfrentar Wanderlei Silva. Ainda no octógono ele já desafiou o brasileiro.