Neste domingo (27), o São Paulo jogou contra o América MG pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, perdendo para o time mineiro e fechando o placar com 2 a 1. A partida que ocorreu na Arena Independência, localizada em Belo Horizonte (MG), foi marcada por um embate acirrado entre os dois times. O atacante Mastriani foi responsável por abrir o placar no segundo tempo, dando espaço para que Alexandre Pato igualasse a partida um tempo depois, porém, foi Rodrigo Varanda que garantiu a vitória do time mineiro.
Após o resultado no estádio Independência, o Tricolor permanece com 28 pontos e completa seu sexto jogo consecutivo sem vitória na competição, agora fechando três empates e três derrotas, com quatro empates em sequência. O Coelho, por sua vez, segue na última posição, mas soma humildes 13 pontos, ficando apenas um ponto atrás do penúltimo colocado, o Coritiba.
Na primeira etapa, faltou uma certa determinação ao São Paulo. No primeiro tempo, a equipe conseguiu avançar pelo meio com certa tranquilidade e se posicionou quase inteiramente no campo de ataque em busca de oportunidades. Entretanto, o América rapidamente ajustou sua formação, assumiu o controle da partida e passou a ditar o ritmo. Dessa maneira, criou boas oportunidades para um gol, principalmente para Mastriani, porém o goleiro Rafael realizou duas defesas excepcionais.
Os paulistas tentaram circular a bola para encontrar espaços na defesa adversária, mas só conseguiram uma oportunidade real de gol em uma jogada entre James e Nathan pela ala direita. O equilíbrio intenso persistiu após o intervalo, com ambas as equipes buscando o ataque. Na virada para o segundo tempo, Lucas Moura entrou substituindo Luan. No entanto, quem conseguiu marcar seu primeiro gol foi o time mineiro. Aos 15 minutos, Mastriani foi cruzado por Azevedo, o que lhe possibilitou abriu o placar.
A partir desse momento, o técnico Dorival mudou a jogada do time ao colocar em campo os jogadores Luciano e Calleri. O argentino, inclusive, sofreu um pênalti cometido por Maidana um pouco depois de Mastriani ter sido expulso. O próprio atacante, aos 26, realizou uma falta dura em Wellington, gerando uma confusão entre os jogadores das duas equipes, inclusive com os reservas do São Paulo adentrando o campo.
Pato assumiu a responsabilidade da cobrança, parando no goleiro Cavichioli, porém aproveitou o rebote para empatar a partida. Com um jogador a mais, a equipe de Dorival teve duas boas oportunidades para virar o jogo, porém não teve sucesso. No entanto, viu Rodrigo Varanda marcar para o América aos 40 minutos, garantindo a vitória para a equipe mineira.