A classificação do Internacional para a fase de grupos da Copa Libertadores foi cheia de drama e polêmica: o time ficou atrás no placar a maior parte do tempo, inclusive sofrendo pressão do Figueirense. No final do jogo o juiz expulsou quatro jogadores, dois de cada lado, e saíram os gols da virada. A vitória por 2 a 1 colocou o Inter em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e, portanto, na fase de grupos da Copa Libertadores, mais exatamente a chave 4 do torneio, que ainda não tem nenhum clube definido.
O Inter teve muitos problemas para fazer sua escalação e jogou praticamente com um time misto. Com muitos desfalques, Abel Braga resolveu montar o time com três zagueiros, Alan Costa, Ernando e Paulão. O colorado até começou melhor no jogo, mas só criou uma grande chance de gol no início. Aos 5min, Alan Ruschel tentou finalizar por cobertura e desperdiçou.
O Figueirense cresceu com o tempo, equilibrou o jogo, mas também criou pouco. Dois chutes de Felipe, aos 30min e 32min, deram trabalham para Allison, mas o goleiro defendeu.
Aliás, a disputa do Figueirense com Alisson se estendeu no começo do segundo tempo. Primeiro ele conseguiu uma grande defesa, defendendo um chute de Pablo à queima roupa. Mas logo depois, aos 2min do segundo tempo, Pablo conseguiu caprichar e fez o gol.