O duelo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou em empate sem gols. Em confronto disputado em Belo Horizonte neste domingo à noite, o Atlético-MG, segundo colocado, não conseguiu superar o Grêmio, na terceira posição da tabela. O placar é bastante comemorado pelos torcedores do Fluminense, que agora é líder isolado do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o clube mineiro fica com 52 pontos, na segunda posição, com quatro a menos que o Fluminense, que tem um jogo a mais. Logo abaixo, o Grêmio aparece com 49 pontos. Na próxima rodada, o Atlético-MG visita a Portuguesa, no sábado, às 18h30 (de Brasília), enquanto o Grêmio recebe o Santos, no domingo, também às 18h30.
O jogo
Uma partida envolvendo dois dos líderes do campeonato não podia ter um primeiro tempo diferente: bastante movimentado e com chances claras para as duas equipes. A primeira veio logo aos 6min para os donos da casa, com Leandro Donizete, que arriscou de fora da área para boa defesa de Marcelo Grohe. Dois minutos mais tarde, Ronaldinho fez linda jogada e deixou Guilherme na cara do gol, mas o atacante bateu fraco.
Melhor em campo, o Atlético-MG voltou a ficar perto de marcar aos 22min. O lateral Carlos César soltou a bomba da entrada da área e acertou o travessão gremista. Após o ótimo início atleticano, o Grêmio finalmente conseguiu equilibrar a partida. O clube gaúcho devolveu a bola no travessão aos 40min, em cobrança de falta de Elano. Na sobra, Souza mandou pra fora. Apesar das ótimas chances, o primeiro tempo terminou sem gols.
Na volta do intervalo, o clube mineiro teve ótima chance logo aos 4min. Leonardo deu ótimo passe para Bernard, mas o jovem jogador finalizou em cima do goleiro Marcelo Grohe, que fez grande defesa. O jogo continuou aberto, com o Atlético-MG abusando das tentativas de lançamentos para os atacantes e o Grêmio, melhor postado na etapa final, apostando nos contra-ataques.
A melhor chance da partida veio aos 23min, para o Grêmio. O lateral Rycharlysson bobeou na defesa atleticana e viu Pará roubar a bola, invadir a área e tocar para Marcelo Moreno finalizar com o gol aberto e Victor fora do gol. O atacante boliviano, entretanto, chutou à esquerda do gol.
No fim do jogo, o Grêmio passou a se contentar com o resultado e valorizar a posse de bola, aproveitando para ganhar tempo a cada lance a favor. Já o Atlético-MG imprima velocidade na ida para o ataque, mas esbarrava na forte marcação gremista. Sem mais chances de gol, terminou o duelo com o empate sem gols.
Ficha técnica
ATLÉTICO-MG 0 X 0 GRÊMIO
ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César (Serginho), Réver, Leonardo Silva e Richarlysson; Pierre, Leandro Donizete, Bernard e Ronaldinho; Guilherme (Neto Berola) e Leonardo (Escudero)
Treinador: Cuca
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Souza, Fernando, Zé Roberto (Marquinhos) e Elano (Léo Gago); Marcelo Moreno e Kleber (André Lima)
Treinador: Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos
ATLÉTICO-MG: Leonardo Silva e Bernard
GRÊMIO: Zé Roberto, Elano e Kleber
Árbitro
Heber Roberto Lopes
Local
Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)