A primeira semifinal da Taça Guanabara foi marcada por um clássico eletrizante, com cinco gols em um intervalo de 20 minutos no segundo tempo. Podendo jogar pelo empate para se classificar, o Vasco da Gama teve dificuldades diante do Fluminense, mas buscou uma virada aos 43min da etapa final e, com um gol do zagueiro Dedé, fez 3 a 2 no time das Laranjeiras para avançar à decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca.
Precisando unicamente da vitória para seguir adiante, o Fluminense pressionou o Vasco desde o início, mas desperdiçou boas oportunidades de gol: Thiago Neves acertou a trave aos 2min de jogo e ainda viu Fred e Anderson desperdiçarem ótimas chances cara a cara com Alessandro. Melhor para o Vasco, que resistiu à pressão nos 45 minutos iniciais e se acertou no intervalo.
Se na etapa inicial faltaram gols, o segundo tempo teve uma enxurrada de bola na rede. O primeiro saiu aos 24min, quando Bernardo recebeu cruzamento da direita nas costas da marcação e abriu o placar para o Vasco.
O Fluminense, contudo, conseguiu uma reação fulminante e virou em um intervalo de 2min: Thiago Neves empatou aos 33min e Wellington Nem fez 2 a 1 aos 35min.
O Vasco, entretanto, não desanimou. Pelo contrário: foi para cima do Flu e conseguiu o empate aos 39min com Romário, após nova desatenção da zaga tricolor em bola cruzada na área de Diego Cavalieri. Aos 42min, Dedé tirou proveito de outra bola aérea e, de de carrinho, fechou o placar do clássico, decretando a classificação cruzmaltina à final da Taça Guanabara.
Agora, o Vasco aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Flamengo e Botafogo, para ter a definição do adversário no jogo do título. A decisão do primeiro turno do Carioca está marcada para as 16h (de Brasília) do próximo domingo, dia 10 de março.