SEÇÕES

Ednaldo convoca eleição da CBF para véspera de Argentina x Brasil

Pleito ocorrerá na sede da entidade, no Rio; Ednaldo Rodrigues busca reeleição com apoio de clubes e federações

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Siga-nos no

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, publicou neste domingo (16) o edital de convocação para as eleições do novo presidente da entidade. O pleito está marcado para o dia 24 de março, às 10h30 (horário de Brasília), com uma segunda convocação prevista para às 11h30, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A eleição ocorrerá na véspera do jogo entre Argentina e Brasil, pela 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas, que será realizado no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, às 21h30 (horário de Brasília).

Contexto da eleição

Ednaldo Rodrigues tem mantido uma agenda intensa de reuniões com clubes das séries A e B e conta com o apoio de presidentes de federações estaduais. O ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que havia manifestado interesse em concorrer à presidência, desistiu da candidatura.

O estatuto da CBF permite, no máximo, duas reeleições para a presidência da entidade. A mudança estatutária foi aprovada em novembro de 2023, por unanimidade, em votação das federações estaduais. Ednaldo, que completou um mandato como interino após a destituição de Rogério Caboclo, foi eleito em 2022 e pode permanecer no cargo até 2034.

Rito eleitoral

A Assembleia Geral Eleitoral deve ser convocada por três vezes em jornal de grande circulação, com antecedência mínima de oito dias. Em caso de urgência, esse prazo pode ser reduzido para cinco dias.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também