Douglas freia ataque gremista, e Avaí vence sobre o Grêmio

Goleiro da equipe catarinense pega até pênalti.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Grêmio e Avaí, melhor e pior ataque, vice-líder e vice-lanterna, travaram um duelo de retrospectos bastante antagônicos neste domingo, na Arena, pela 12ª rodada do Brasileirão. Talvez nem seja necessário dizer que o Tricolor era franco favorito a um triunfo. Mas diga isso à imprevisibilidade, tão natural e que tanto encanta no futebol. Ou melhor: diga isso a Douglas. O goleiro não só fechou o gol, como pegou até pênalti de Edílson para emperrar o ataque gremista, que martelou o jogo todo. E ainda viu Simião acertar um chutaço no ângulo para anotar um golaço, seguido de um contra-ataque mortífero finalizado por Júnior Dutra para dar a vitória por 2 a 0 aos catarinenses em Porto Alegre.

Com o resultado, o Grêmio perde a segunda colocação na tabela para o Flamengo e cai para terceiro, com 22 pontos – pontuação que mantém nas últimas três rodadas. O Avaí, por sua vez, sobe dois postos e é 17º, ainda no Z-4, com 12.

As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, às 19h30, pela 13ª rodada do Brasileirão. O Grêmio trava confronto direto pela ponta de cima da tabela com o Flamengo, na Ilha do Urubu. O Avaí, por sua vez, recebe o Coritiba, na Ressacada.

Primeiro tempo

A disparidade entre as duas equipes ficou evidente desde os primeiros instantes de partida na Arena, em um primeiro tempo de supremacia do Grêmio. Parecia até treino de ataque contra defesa, com todos os atletas – à exceção do goleiro Léo – posicionados no campo de defesa do Avaí. O Tricolor teve controle quase pleno da bola logo encurralou o rival, que conseguiu se fechar em duas linhas compactadas e apenas Joel como válvula de escape. Sem lá muito espaço – para não dizer nenhum – os gremistas arriscaram bastante em chutes de média distância, com Arthur, Michel, Edílson e Fernandinho. Mas também conseguiram entrar na área. E aí, brilhou a estrela de Douglas. O goleiro fez ao menos quatro grandes defesas, em especial em chutes de Fernandinho, aos 15, e Barrios, à queima roupa, aos 38, para garantir o zero no placar.

Segundo tempo

Tinha mais por vir em uma segunda etapa de tônica semelhante à inicial. Mas com ares de heroísmo para Douglas. O goleiro seguiu intransponível, com defesas plásticas em finalizações à queima-roupa de dentro da área. E pegou até pênalti. Aos 11, Edílson cruzou para a área, e a bola bateu na mão de Simião. O mesmo Edílson cobrou, com uma bomba no centro do gol. Justamente em cima de Douglas, que salvou o Avaí mais uma vez.

O goleirão desponta como nome do jogo, mas se obriga a dividir seu heroísmo com Simião, que entrara na vaga de Luan ainda no primeiro tempo. Em meio à pressão contínua do Grêmio, o volante acertou um chutaço no ângulo para abrir o placar para o Avaí, aos 28. E o Leão seguiu endiabrado para conter o Tricolor. E até para ampliar a vantagem. Os visitantes encaixaram um contra-ataque com maestria para marcar com Júnior Dutra, já após os 40 do segundo tempo. Joel ainda foi expulso.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES