Após ser convocado várias vezes em sequência, Endrick fica fora da seleção brasileira pela primeira vez no ano de 2024. Nestas duas próximas partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasil enfrentará as seleções de Venezuela e Uruguai, e o técnico Dorival Junior decidiu por não convocar o atacante de 18 anos. Na coletiva em que divulgou os convocados, o treinador justificou a escolha de "barrar" Endrick por esta vez.
SITUAÇÃO DE ENDRICK NO REAL MADRID:
Após chegar com toda as atenções do continente virado para si, Endrick atuou bem quando recebeu oportunidades em campo pelo Real Madrid, como quando marcou na Champions League em seus primeiros minutos em campo na competição, mas veio perdendo minutos nas últimas partidas. A justificativa usada por Dorival foi exatamente esta, que o atleta não foi convocado por não estar atuando:
"Temos várias decisões que, às vezes, são feitas momentos antes da lista final. Alguns nomes importantes ficaram fora, como do Endrick, mas temos uma situação que tem que ser bem definida. Tem um peso maior para os que estão atuando, porque você não tem tempo para treinamentos, reposição de tempo perdido. Temos que pensar nesses detalhes", disse o treinador da seleção durante a coletiva.