O Flamengo joga nesta quinta-feira (26) contra o Peñarol, em busca de uma vaga na semifinais da Libertadores. Após sair derrotado da primeira disputa da fase, no Maracanã, pelo placar de 0 a 1, o Flamengo precisa vencer o jogo por no mínimo 2 gols para virar no placar agregado. Apesar de difícil, o Flamengo já provou ter raça pra isso. Relembre grandes viradas do rubro-negro:
flamengo x atlético mg: Campeonato Brasileiro 1980
Em 1º de junho de 1980, Flamengo e Atlético-MG disputaram a final do Brasileirão. Na partida de ida, em Belo Horizonte, o Galo venceu por 1 a 0. No Rio de Janeiro, o confronto foi acirrado e estava empatado em 2 a 2 até os 37 minutos do segundo tempo, quando o Fla marcou o terceiro e ficou com a taça, já que havia feito melhor campanha na fase semifinal.
Flamengo x Vasco: Carioca 2001
Essa final está na cabeça de absolutamente todos os flamenguistas, até daqueles que nem eram nascidos naquela época. O Vasco havia saido vencedor do jogo de ida por 2×1, e já na volta, o Flamengo vencia por 2×1, resultado que dava o título ao Vasco por ter tido a melhor campanha. Até que, aos 43 do segundo tempo, Petkovic fez um gol de falta que vive na memória de flamenguistas e vascaínos até hoje.
FLAMENGO X ATLÉTICO-MG: COPA DO BRASIL 2022
Na presença de quase 70 mil torcedores rubro-negros, o Flamengo entrou em campo no Maracanã tentando a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, após ter saído derrotado do jogo de ida pelo placar de 2 a 1 para o Atlético-MG. Com o "inferno Rubro-Negro" criado por Gabigol, que havia prometido atmosfera intensa na decisão, o Flamengo fez 2 a 0 com dois gols de Arrascaeta.
Santos × Flamengo: Campeonato Brasileiro 2011
Um jogo que para muitos é o maior da história do Brasileirão, ou até mesmo do futebol nacional como um todo. O Santos vinha da conquista da Libertadores, enquanto o Flamengo vinha invicto na temporada até ali. De um lado Neymar, do outro Ronaldinho. O Santos abriu 3×0 com menos de 25 minutos de jogo, porém, o Flamengo buscou o empate ainda na primeira etapa. No restante da partida, Ronaldinho colocou a bola embaixo do braço e deu a vitória pro Flamengo.
Flamengo 2×1 River Plate: Libertadores 2019
Não poderia ser diferente. O jogo mais histórico, e a virada mais emocionante da história do Flamengo, talvez das finais da Libertadores. O Flamengo estava sendo derrotado pelo River Plate na final da Libertadores de 2019 até os 44 minutos do 2º tempo, quando empatou o jogo, e virou aos 47′. Gabigol já fazia história com a camisa do time àquela altura, mas se fez ídolo absoluto naquele jogo, fazendo os dois gols daquela virada. Depois de 38 anos, o Flamengo era bicampeão da Libertadores.