Dia 19: Brasil e Bélgica jogam para espantar zebras na Copa

Líderes invictos dos grupos E e G encaram México e Japão.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Depois da queda da Alemanha na fase de grupos, mais uma campeã do mundo viu a zebra atacar na Copa do Mundo: a Espanha perdeu nos pênaltis para a Rússia e também deu adeus ao torneio. E a segunda-feira, terceiro dia de oitavas de final, chega com duas seleções de olhos bem abertos. Brasil e Bélgica, líderos invictos de seus grupos e favoritos, encaram México e Japão, respectivamente.

A seleção brasileira encara um dos responsáveis pela queda alemã. Logo na estreia, os mexicanos venceram os atuais campeões, mas chegaram a correr riscos ao levar 3 a 0 para a Suécia, que acabou tomando a ponta. O estilo de jogo permanecerá o mesmo: nada de se defender e esperar contra-ataques.

A Bélgica, invicta há quase dois anos, aposta na boa fase de seu ataque para não ser surpreendido: Mertens, Hazard e Lukaku são as esperanças do melhor ataque da primeira fase, com nove gols marcados. Os japoneses, classificados graças ao critério disciplinar, prometem entrar sem medo contra os europeus.

Com França x Uruguai e Rússia x Croácia já definidos, o dia 19 nos mostrará qual será o terceiro duelo das quartas.

Brasil x México


Oitavas de final


11h (de Brasília), Samara

Tite segue sem contar com Douglas Costa e confirmou a permanência de Filipe Luís na vaga de Marcelo, se recuperando de espasmo na coluna. Danilo voltou a ficar à disposição, mas Fagner segue no time. O técnico, em entrevista na véspera da partida, explicou as duas definições na equipe titular.

– Fagner tem enfrentamento, é uma de suas características, o um contra um dele é de qualidade. Falei para o Danilo antes do treino de hoje que ele vinha jogando bem, ficou dois jogos fora e o Fagner permanece pelo alto nível de desempenho em dois jogos decisivos.

– Falei com o Marcelo. Numa situação normal, ele jogaria. O que não pode é o técnico colocar um atleta em situação de insegurança num jogo desse. Eu disse a ele como é legal ter um cara que foi para o campo, ele quer participar. Isso mostra sua responsabilidade, seu comprometimento, mas me foi colocado que ele teria 45 ou 60 minutos de tempo de segurança. Não posso num jogo decisivo.

Com Casemiro, Philippe Coutinho e Neymar pendurados, a Seleção terá novamente Thiago Silva como capitão.

Pelo lado do México, o clima é de confiança, mesmo com a derrota por 3 a 0 para a Suécia na última rodada da primeira fase. Segundo o técnico Juan Carlos Osorio, a equipe vai partir para cima do Brasil, ao invés de ficar esperando o rival em seu campo para jogar apenas nos contra-ataques.

- Nosso pensamento não é em ficar lá atrás, pois sabemos que o Brasil tem muita qualidade e acaba sempre fazendo gol contra quem se defende o jogo inteiro. Vamos disputar a posse de bola, pois temos meias com muita qualidade. Será uma tarefa titânica, mas acreditamos – disse Osorio.

Outro fator que tem motivado os mexicanos é a queda precoce de seleções gigantes no Mundial 2018 – Alemanha, Argentina e Espanha já foram eliminadas. Para Osorio, o futebol está cada vez mais nivelado, o que abre a possibilidade para países emergentes.

- A coletividade sempre lhe dá possibilidade de vencer. Futebol não é basquete, rugby e beisebol. Não dá para antecipar o vencedor. Você tem que fazer gol, às vezes você tenta e o gol não sai. Daí acontecem as surpresas – comentou.

Escalações:

    •    Brasil provável: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite/
Desfalques: Douglas Costa, em tratamento de lesão na coxa, e Marcelo, se recuperando de espasmo na coluna


Pendurados: Casemiro, Philippe Coutinho e Neymar

    •    México provável: Ochoa, Alvarez, Salcedo, Ayala e Gallardo; Herrera, Guardado, Layún, Vela e Lozano; Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio
Desfalques: Héctor Moreno, suspenso pelo segundo cartão amarelo


Pendurados: Gallardo, Layún e Herrera

Arbitragem:

    •    Árbitro principal: Gianluca Rocchi (Itália)

    •    Assistentes: Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini (Itália)

    •    Quarto árbitro: Antonio Mateu (Espanha)

Bélgica x Japão


Oitavas de final


15h (de Brasília), Rostov

A Bélgica entra no mata-mata embalada pela melhor campanha e pelo melhor ataque da fase de grupos. Venceu o Panamá (3 a 0), goleou a Tunísia (5 a 2) e bateu a Inglaterra (1 a 0) mesmo com time reserva. Sem perder há 22 jogos e quase dois anos, vê sua geração, promissora na Copa do Brasil, se consolidar a ponto de se sentir candidata ao título na Rússia.

Destaque total para o trio de ataque, de onde saíram 19 gols nos últimos dez jogos da Bélgica. Romelu Lukaku, o centroavante, volta ao time para tentar manter o embalo dos dois primeiros jogos, quando fez quatro gols – foi poupado no terceiro. E Hazard mostra confiança após as quedas de grandes craques.

– Eles (Messi e Cristiano Ronaldo) estão fora. É hora de brilhar. Quero ir para as quartas, semis, talvez final. Temos muitos bons jogadores. Quero vencer uma final. Mas não sou o único. Eles estão fora, mas há muitos ótimos jogadores. Vamos ver na final – disse o astro do Chelsea.

Após conquistar classificação no critério disciplinar, o Japão chega para as oitavas na condição de azarão e é a última esperança asiática na Copa do Mundo. A seleção fez uma primeira fase irregular num grupo, teoricamente, mais fraco do mundial. Foi uma vitória (Colômbia), um empate (Senegal) e uma derrota (Polônia).

Entretanto, embora reconheça o favoritismo da badalada Bélgica, o técnico Akira Nishino acredita que o adversário não é imbatível. Ele não tem nenhum problema para escalar o time para o duelo desta segunda-feira.

- Analisamos tudo deles. São muitas grandes estrelas de times europeus. A Bélgica é provavelmente melhor e tem muitos trunfos, mas tenho certeza de que eles têm falhas, e eu gostaria de aproveitá-las - disse.

Escalações:

    •    Bélgica provável: Courtois, Alderweireld, Vermaelen (Boyatá) e Vertonghen; Meunier, Witsel, De Bruyne, Hazard, Mertens e Carrasco; Lukaku. Técnico: Roberto Martínez
Desfalques: Januzaj, por pancada no joelho esquerdo, é dúvida


Pendurados: Vertonghen, Meunier, De Bruyne, Dendoncker e Tielemans

    •    Japão provável: Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo; Hasebe, Shibasaki; Haraguchi, Kagawa, Inui; Osako. Técnico: Akira Nishino
Desfalques: nenhum


Pendurados: Kawashuma, Inui, Hasebe e Makino

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES