Dia 28 de junho, quinta-feira. O dia #15 da Copa do Mundo coloca um ponto final na fase de grupos do torneio. Pela manhã, às 11h (de Brasília), os últimos três times brigam por duas vagas nas oitavas de final. Com quatro pontos, o Japão encara a já eliminada Polônia, em Volgogrado. Em Samara, dois adversários com chance de sobrevivência: Senegal, também com quatro, e Colômbia, com três.
À tarde, às 15h, quase tudo decidido: eliminados, Panamá e Tunísia jogam em Saransk em busca de seus únicos pontos na Copa. Já Inglaterra e Bélgica, dois times apontados como potenciais favoritos, definem quem será primeiro e segundo, em Kaliningrado.
Japão x Polônia
3ª rodada do Grupo H
11h - Volgogrado
Líder do Grupo H com os mesmos quatro pontos dos senegaleses, o Japão só depende de si para ir às oitavas de final. Melhor: pode se classificar até com um empate dependendo do resultado do outro jogo da chave, entre Senegal e Colômbia. Mas, para isso, os japoneses sabem que não terão vida fácil contra a eliminada Polônia. Conhecida por sua força física e o talento do craque Robert Lewandowski, a seleção europeia quer deixar a Rússia com uma vitória de honra.
– Tenho certeza de que a Polônia vai querer jogar pela honra. Eles vão sair para o jogo para fazer gols, e temos que passar por isso. A Polônia é muito qualificada, mas já disputamos duas partidas muito difíceis e conseguimos pontos. O Japão gosta de futebol e queremos continuar. Não acredito que a Polônia seja invencível, indestrutível – afirmou o técnico japonês Akira Nishino.
Os japoneses vão apostar, mais uma vez, na característica de velocidade de seus jogadores. E nem mesmo o calor esperado em Volgogrado será um empecilho.
– Vamos segurar a bola, mover a bola e nos mover. Somos rápidos. Vai estar calor e talvez seja difícil correr como nos últimos jogos. A qualidade do movimento tem de ser coordenada. Teremos que ser eficientes na corrida. A bola não fica cansada e temos que usá-la nos momentos certos. O movimento tem que ser coordenado e não desperdiçado - disse o treinador.
A Polônia ainda não venceu na Copa do Mundo da Rússia. Foram duas derrotas nas duas primeiras partidas pelo Grupo H. Talvez porque seu maior craque, Robert Lewandowski, ainda não tenha balançado as redes. O único gol polonês foi marcado por Krychowiak na estreia, contra o Senegal.
Os números mostram que, quando Lewa marca, a Polônia vence. O atacante do Bayern de Munique fez 21 gols nas últimas 17 partidas pela seleção. Curiosamente, os últimos quatro jogos em que ele não conseguiu fazer gols foram os únicos quatro em que a Polônia foi derrotada. Então, para se despedir da Rússia de cabeça erguida, é bom Lewandowski deixar sua marca.
– Queremos ganhar pela nossa torcida, que sempre nos apoiou. Ainda gostaríamos de provar que não estamos aqui por acidente – disse o craque da Polônia.
Senegal x Colômbia
3ª rodada do Grupo H
11h - Samara
A partida em Samara tem contorno de decisão para as duas seleções. Ainda com chances de avançar para as oitavas de final, Senegal e Colômbia jogam todas suas fichas nesta última rodada da primeira fase. Aliás, ambos podem passar até mesmo com um empate – mas isso depende de uma derrota do Japão para a já eliminada Polônia, em Volgogrado.
Com qualquer outro resultado dos asiáticos, Senegal fica sozinho com a vantagem da igualdade no placar, forçando a Colômbia a ter de vencer para seguir no Mundial. Na conta mais simples, o vencedor do jogo carimba a presença nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Senegal é o último representante da África ainda vivo na competição – Tunísia, Nigéria, Marrocos e Egito já foram eliminados. E a seleção ainda não perdeu. O time do astro Sadio Mané venceu a Polônia na estreia e, depois, ficou num empate dolorido (após ter ficado duas vezes na frente) com o Japão. Agora, basta um empate para seguir em frente. Empate, Aliou Cissé?
– Temos de vencer todos os jogos. Não acho que Senegal possa calcular um ponto ou três pontos. Acima de tudo, precisamos de intensidade para vencer, e todos aqui concordam com isso. Queremos recuperar contra a Colômbia os dois pontos que perdemos contra o Japão – disse o técnico, em entrevista à Fifa.
Depois do susto na estreia com a derrota para o Japão (Carlos Sánchez foi expulso logo aos três minutos), a Colômbia reencontrou o bom futebol na expressiva vitória diante da Polônia – com show de James Rodríguez.
A geração – quinta colocada em 2014 – agora tenta escrever mais um capítulo na história do futebol local com uma sobrevida na Rússia. De olho no resultado japonês, o time de José Pékerman terá o retorno de Sánchez e aposta nos astros James Rodríguez, Falcao Carcia e Cuadrado.
– Já sabíamos que Senegal seria um adversário muito forte. Tem jogadores de capacidade e estão acostumados a jogar como os europeus, porque fazem parte das ligas mais importantes do mundo. São jogadores que sabem controlar bem as partidas. Contra Polônia e Japão, fizeram tudo que planejaram e deu certo – afirmou o técnico Pékerman.
Inglaterra x Bélgica
3ª rodada do Grupo G
15h - Kaliningrado
Tudo igual na tabela: seis pontos, oito gols marcados e dois sofridos (saldo seis). Assim, a Inglaterra entra em vantagem na rodada por ter recebido menos cartões amarelos (dois) que a Bélgica (três).
Como os times têm a possibilidade de escolher o rival das oitavas de final, a Fifa já alertou que está de olho em cartões forçados neste jogo e ameaça punição aos jogadores que fizerem isso.
Um dos jogos mais esperados da primeira fase pela qualidade dos times e pelo fato de vários craques belgas jogarem a Premier League, Inglaterra x Bélgica será menos intenso do que poderia. Os treinadores devem preservar alguns atletas.
O técnico da Bélgica, Roberto Martínez, falou abertamente que vencer a partida não é prioridade. O alvo do treinador está em evitar jogadores suspensos para o mata-mata e impedir lesões. Do outro lado, Gareth Southgate prometeu seriedade e assegurou que quer o primeiro lugar da chave. Os rivais sairão do Grupo H – Japão, Senegal ou Colômbia (a Polônia já está eliminada).
– Queremos ganhar o jogo, isso que fizemos para o grupo. E faremos o que tiver de fazer para ir em frente. Tentamos desenvolver uma mentalidade vencedora. Não posso imaginar que se fale sobre outra coisa. É o que tentamos construir há dois anos. Tivemos uma escolha de jogar amistosos contra times mais fáceis, mas preferimos os times top porque é um desafio melhor e você aprende nesses jogos. Estamos construindo essa confiança. Estou encantado por estar na próxima fase, mas o pensamento é no jogo de amanhã. Queremos vencer o grupo – disse Southgate
Com cinco gols em dois jogos, o artilheiro Harry Kane deve começar como titular. Entre os belgas, o centroavante Lukaku, autor de quatro gols no Mundial, não treinou na quarta-feira e dificilmente estará em campo.
Panamá x Tunísia
3ª rodada do Grupo G
15h - Saransk
Zerados na competição, Panamá e Tunísia fazem um confronto que, se não vale classificação para as oitavas de final, tem outras coisas importantes em jogo.
Estreante em Copas do Mundo, o Panamá tenta conquistar ao menos um ponto para não ficar com a pior campanha da atual edição. Empolgados pelo gol de Felipe Baloy na derrota por 6 a 1 para a Inglaterra, os panamenhos veem neste jogo a oportunidade de fazer história.
A Tunísia, em sua quinta Copa, tenta voltar a vencer um jogo após 40 anos. O único triunfo em Mundiais foi em 1978, por 3 a 1 contra o México. Nas três Copas posteriores (1998, 2002 e 2006), a seleção conseguiu apenas um ponto em cada edição. Agora, vê neste jogo a sua grande chance.
O time africano, porém, tem problemas no gol. Após perder o goleiro Mouez Hassen por lesão na estreia da Copa, diante da Inglaterra, a equipe não conta mais com o reserva Farouk Ben Mustapha, que se machucou num treino. Assim, Aymen Mathlouthi é a única opção. A federação tenta convocar um quarto goleiro às pressas, o que depende de aprovação da Fifa.