Destaque: Piauí está no ranking dos 10 melhores enxadristas brasileiros

Atleta de Picos ocupa 7º lugar no ranking nacional Sub-20 e destaca importância do Bolsa Atleta para seu desempenho

Peças de xadrez | Foto: Pixabay/eloirudaire77 Peças de xadrez | Foto: Pixabay/eloirudaire77
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O piauiense Henrique Veloso, natural de Picos, vem se destacando no cenário nacional do xadrez, alcançando a 7ª posição no ranking brasileiro da categoria Sub-20 Absoluto em abril, segundo a plataforma Chess, que reúne mais de 200 milhões de membros mundialmente. Com um rating de 2215, Henrique mantém consistência desde janeiro entre os melhores do país, ficando a 109 pontos do líder (2324).

O atleta atribui parte de seu sucesso ao Bolsa Atleta, programa que viabiliza sua participação em competições. "No ano passado, elevei 250 pontos em poucos meses graças ao apoio em passagens, hospedagem e inscrições", afirma. Em 2024, ele já competiu em quatro torneios:

  • Vice-campeão no Teresinense de Xadrez

  • 2º lugar no Memorial Bob Fischer (João Pessoa)

  • 2º lugar no Memorial João Orlando (Parnaíba)

  • 3º lugar no Aberto do Brasil (Santa Luzia-MA)

Além do preparo tático, Henrique enfatiza a preparação física: "São até 10 horas diárias de partidas intensas. O condicionamento é crucial para manter o foco". A secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, reforça que o Bolsa Atleta Piauí existe justamente para democratizar o acesso a condições profissionais.

Foto: Divulgação/Ccom

Com perspectivas de ascender ainda mais no ranking, Henrique representa o potencial do xadrez piauiense em nível nacional, mostrando que a combinação de talento, política pública e dedicação integral abre caminhos para o alto rendimento esportivo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com