Que o Brasil é uma fábrica de craques de futebol, o mundo inteiro sabe, mas o preço de produção de tantos jogadores é pago exatamente por eles: Diferente de outros países como os Estados Unidos, onde a carreira nos esportes e os estudos caminham juntos, no Brasil e no futebol como um todo, muitos jogadores não são sequer formados no ensino médio. Conheça jogadores de futebol que têm diplomas de nível superior:
goleiro victor:
Victor Bagy, São Victor, como lhe chamam os torcedores do Atlético-MG, ou somente Victor, é um ex-jogador que atuava como goleiro e teve uma carreira de muito sucesso, tendo passagens pelo Galo, Grêmio e Paulista. O ex-goleiro é formado em Educação física, tendo feito o curso entre 2001 e 2006, curso bem comum entre ex-jogadores.
Edwin van der Sar:
Por falar em goleiro, o assunto deixa espaço para relembrar um histórico jogador da posição: o paredão holandes Edwin van der Sar tem muitos títulos conquistados pela sua seleção, pelo Manchester United e também pelo Ajax, clube tradicional de seu país. Mas tem também um diploma em Gestão em Esportes, feito em Amsterdam.
Juan Mata:
O meia campeão mundial pela Espanha em 2010, camisa 10 do Chelsea na conquista de sua primeira Champions League, e grande ídolo do Manchester United, Juan Mata é formado em Ciências Esportivas e Marketing pela Universidade Camilo Jose Cela, de Madri, onde atuou como jornalista.
Loco Abreu:
Esta é surpreendente, mas não há nada mais o que esperar desse ícone da história do Botafogo: O grande Sebastian Abreu, chamado carinhosamente de Loco Abreu, se formou exatamente no mesmo curso daqueles que sofriam nas suas mãos: Loco Abreu é formado em Jornalismo e até chegou a trabalhar como repórter do jornal “Serrano”, em Minas, sua cidade natal.
LOCO ABREU EM ENTREVISTAS:
sócrates e tostão:
Do lendário jogador do Corinthians, muitos já conhecem, principalmente pelo apelido que o mesmo teve durante sua carreira. O Doutor”, como era chamado pelo seu diploma de medicina, se formou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), na época em que jogava no Botafogo-SP.
Tostão, por sua vez, já não tem sua trajetória tão conhecida. O carioca decidiu, com apenas 26 anos, se aposentar, após curta passagem pelo Vasco da Gama. Antes, Tostão já havia construído uma carreira de respeito no Cruzeiro. Dois anos depois de se retirar do futebol, Eduardo foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se especializando, já em 1981, em clínica geral.
Romário:
Romário já passou no vestibular e iniciou um curso em uma universidade. Não concluiu, é verdade. Mas ficou um ano na Estácio de Sá tentando entender mais de moda(!!!!). Sim, este foi o curso escolhido pelo atacante. Parando pra pensar, motivos não faltam: quando jogou no Barcelona, sentiu gosto pelo mundo na moda (a cidade de Barcelona é considerada uma das capitais da alta costura).