Está cada vez mais perto o Desafio das Opalas. A terceira edição da maior aventura oficial do mountain bike nacional vai colorir um pouco mais paisagens de milhões de anos no norte do Piauí, nos dias 1º e 2 de junho, entre Piripiri e Pedro II, cenários raramente desbravados por uma competição oficial.
A competição de mountain bike definirá os campeões piauienses de MTB Maratona – prova única, será ranking nacional de pontuação máxima (XCM1) da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e ainda etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike por ranking.
Para as categorias oficiais, a disputa terá cerca de 98 km e a Turismo terá 45 km cravados. A competição terá uma altimetria total de 1.600 metros do nível do mar. Os pontos altos, além do Parque Nacional de Sete Cidades, são a Serra dos Matões para boas subidas e a descida do Purgatório, que tem um visual fantástico. A chegada será no Mirante do Gritador, que fica na Serra dos Matões, no município de Pedro II.
A largada, tanto das categorias oficiais e da Turismo, será do Centro de Visitantes, situado dentro do Parque Nacional de Sete Cidades, próximo a Piripiri. Logo na sequência, os atletas enfrentarão de cara 10 km de single- track, que são as trilhas fechadas com muitas áreas verdes e veredinhas, passando por quase todas as ‘cidades’ que compõem o Parque ee pelos conhecidos monumentos naturais rochosos do local, como a Pedra da Tartaruga, o Arco do Triunfo, a Piscina dos Milagres, a Cabeça de D. Pedro I, o Pé do Gigante, entre outras formações que remontam em mais de 400 milhões de anos.