Em noite na qual a festa começou antes mesmo do início da partida, com a apresentação do novo uniforme, o Grêmio fez apenas o necessário para vencer. Sem brilho, a equipe, que novamente poupou vários de seus titulares, bateu o Porto Alegre por 1 a 0, graças a um solitário gol do atacante William logo no início da partida.
Contratado do Avaí para esta temporada, William ainda não havia marcado com a camisa do Grêmio e, alçado ao time titular a partir da lesão de Borges, precisou de apenas sete minutos para quebrar o jejum. Após jogada de Jonas pela direita, um cruzamento à meia altura encontrou o centroavante, que, na grande área, não permitiu.
De qualquer forma, o time não fez muito mais do que isso, sendo controlado pela marcação do Porto Alegre que, por sua vez, não sabia como atacar. Nesse contexto, a melhor chance de aumentar a vantagem veio devido a uma falha do goleiro Fábio, que conseguiu se recuperar e em cima da linha evitou o gol em chute de longe de Jonas.
Mesmo sem brilho, a noite foi de festa no Estádio Olímpico. Antes de a bola rolar, foi enfim apresentado o novo uniforme do Grêmio. Após muito mistério, a camisa de número, com as tradicionais cores azul, branco e preto um foi apresentada tendo como novidade as listras mais largas que de costume.
Com o resultado, o Grêmio se mantém com apenas uma derrota nos 13 jogos disputados pelo Campeonato Gaúcho. Campeão do primeiro turno, o time lidera com seis pontos o seu grupo na segunda etapa. Lanterna, o Porto Alegre conheceu a segunda derrota no segundo jogo disputado.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 1 x 0 Porto Alegre
Gol
Grêmio: William, aos 7min do 1º tempo
Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Edilson, Mário Fernandes, Rodrigo e Bruno Colaço; Ferdinando, William Magrão (Adilson), Maylson e Hugo; Jonas e William. Técnico: Silas
Esquema Tático do Porto Alegre
4-4-2
Fábio; Jackson, André Ribeiro, Alex Moraes e Everton; Mineiro, Caio, Dê e Thiago Correa (Muriel); Givaldo e Adão (Hyantony). Técnico: Luís A. Zaluar
Cartões amarelos
Grêmio: William Magrão e Maylson
Porto Alegre: Everton
Árbitro
Ronaldo Santos da Silva