A cidade de Baku, capital do Azerbaijão, será palco nesta quarta-feira de um dos maiores clássicos da Inglaterra. Em campo, Chelsea e Arsenal disputarão a final da Liga Europa a partir de 16h (de Brasília) - o GloboEsporte.com acompanha em tempo real. Nos Blues, um brasileiro pode fazer história: o zagueiro David Luiz, de 32 anos, pode se tornar o primeiro jogador a conquistar três títulos europeus pelo clube. Ele esteve presente nos títulos da Liga dos Campeões em 2012 e da Liga Europa de 2013. Informações do site Globoesportes.com
- É muito gratificante fazer parte de um grande clube como o Chelsea e ter a oportunidade de viver todas as finais europeias deste clube. Sendo campeão em 2012 e 2013 da Liga dos Campeões e da Liga Europa. E depois de anos estar voltando a vive esse momento. Será um grande jogo contra um grande adversário - disse David Luiz.
A final da Liga dos Campeões da temporada 2011/12 foi uma missão das mais difíceis para o Chelsea e David Luiz. Lesionado, o zagueiro jogou no sacrifício. O adversário era o Bayern de Munique, que jogava em casa. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, com Drogba marcando para os Blues nos últimos minutos, novo empate na prorrogação e pênaltis. David Luiz estava lá, converteu sua cobrança quando o placar nas penalidades marcava 2 a 0 para os alemães - Mata havia perdido para o time inglês:
- Em 2012 foi um ano especial da forma como que aconteceu, pessoalmente por ter jogado a final machucado. Quando todos pensavam que eu poderia jogar de 15 a 20 minutos, eu consegui jogar os 120 minutos e ainda converter uma penalidade quando estava 2 a 0.
No ano seguinte, o Chelsea acabou eliminado na fase de grupos da Champions League. Sobrou, então, a disputa da Liga Europa para conquistar pelo segundo ano consecutivo um título continental. E foi o que aconteceu. Para Davir Luiz, um momento especial e diferente, pois o rival da final era o Benfica, clube que defendeu em Portugal. A vitória inglesa por 2 a 1, com Ivanovic marcando aos 45 do segundo tempo, foi um turbilhão de sentimentos para o brasileiro:
- Em 2013 foi um ano em que joguei contra o Benfica, um clube que eu amo muito. Um dos momentos que eu senti coisas diferentes no futebol, por ter muito amor e respeito pelo Benfica. Depois da final, antes de comemora, tive dez a 15 minutos refletindo, vendo meus amigos tristes. Mas ao mesmo tempo com a alegria de ter conquistado um título, mas não contra eles. Então foi um mix de emoções, mas depois eu pude dar um abraço em cada um e celebrar com o Chelsea, pois foi um ano em que fui muito abençoado.
A última partida do Chelsea em 2019 é também a chance de conquistar o único título da temporada. Na Premier League, o time terminou na terceira posição com 72 pontos, atrás de Liverpool e Manchester City, o campeão. Os Blues também foram derrotados nos pênaltis para o City na decisão da Copa da Liga Inglesa:
- Esse ano não começamos tão bem, mas acabamos bem a Premier League e com a chance de disputar mais um título contra o Arsenal, um grande adversário, com um grande treinador, no qual vamos fazer de tudo para nos consagrarmos novamente.