Daniil Kvyat liderando a folha de tempos com o carro da STR

Fittipaldi fica em oitavo

| Divulgação / São Paulo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Se os dois primeiros dias da pré-temporada tiveram uma Ferrari dominante do começo ao fim, a sessão desta quarta-feira teve um surpreendente Daniil Kvyat liderando a folha de tempos com o carro da STR empurrado pelo motor Honda. A menos de 15 minutos do fim da sessão, o russo marcou o melhor tempo dos testes até aqui, com 1m17s704, superando Kimi Raikkonen, que liderou a maior parte do dia, em apenas 0s058.

O alemão Sebastian Vettel, que usou pneus mais duros do que os concorrentes, acabou o dia em quarto lugar com a Ferrari, atrás de Daniel Ricciardo (Renault) - este, a exemplo de Kvyat, apareceu no fim do treino com um jogo de pneus mais macios e, assim, conseguiu sua melhor marca.

O dia também foi marcado pela estreia do modelo FW42 da Williams. A equipe, que se atrasou na montagem do carro e só conseguiu terminar os trabalhos pela manhã, teve George Russell andando à tarde. O inglês, como previsto, ficou numa distante última colocação, até porque o treino serviu mais para a checagem de componentes.

O brasileiro Pietro Fittipaldi pilotou o carro da Haas pela manhã e cumpriu o que a equipe esperava dele. Completou 48 voltas e testou diferentes peças levadas pelo time. Como Romain Grosjean teve problemas à tarde e perdeu tempo de pista, a Haas optou por abortar a participação de Pietro nesta quinta-feira e entregar o carro ao francês.

Raikkonen volta a andar bem

Apesar de ter perdido o primeiro lugar no fim, Kimi Raikkonen mais uma vez demonstrou boa velocidade com o carro da Alfa Romeo e ainda pela manhã assumiu a liderança, superando o favorito Sebastian Vettel, com pneus mais macios do que o alemão.

No entanto, mesmo quando colocou os compostos menos aderentes, o Homem de Gelo conseguiu tempos competitivos, além de ter sido o piloto com maior número de voltas percorridas.

Nos últimos minutos da sessão, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, também com pneus mais macios, se revezaram na segunda colocação, até que o russo superou Raikkonen para ocupar um surpreendente primeiro lugar.

Vettel domina no começo

Apesar de a Ferrari ter "perdido a invencibilidade" na pré-temporada, de novo Sebastian Vettel estabeleceu bom ritmo desde as primeiras voltas.

O alemão foi outro a superar a marca das 100 voltas, repetindo o que a equipe conseguiu nos dois primeiros dias de testes - nesta quinta-feira, Charles Leclerc volta ao volante da Ferrari.

Pietro atinge meta; Haas para duas vezes

Depois de ter andado "no susto" na terça-feira após Kevin Magnussen ter tido problemas com o banco do carro, Pietro Fittipaldi completou 48 voltas pela manhã em Barcelona. O brasileiro liderou no começo do dia, andou em quarto entre nove pilotos na maior parte do tempo, e acabou sua participação em sexto. À tarde, foi superado por Romain Grosjean e Daniel Ricciardo.

Pietro, no entanto, perdeu um pouco de tempo depois que o carro da Haas teve problemas elétricos. Apesar do contratempo, o brasileiro completou o programa previsto pela Haas. À tarde, Grosjean também ficou parado na pista após uma falha de ignição, mas voltou e completou o dia em sétimo, 0s1 à frente de Fittipaldi. Nos minutos finais, o francês voltou a ficar parado.

Ufa! Williams finalmente leva carro à pista

Após dois dias sem carro da Williams na pista, finalmente a equipe inglesa conseguiu terminar a montagem do modelo FW42. À tarde, George Russell finalmente deixou os boxes com o carro, completando uma volta de checagem.

Mais tarde, o inglês saiu outras quatro vezes à pista e totalizou 23 voltas. O melhor tempo, na casa de 1m25, ficou 7s9 acima da marca de Kvyat e foi 3s8 pior do que o do penúltimo colocado Lewis Hamilton.

Nesta quinta, a expectativa fica pelo primeiro contato de Robert Kubica com o carro. O problema para o polonês - e para a própria equipe, claro - é que faltam peças sobressalentes. Ou seja, o polonês nem pode pensar em danificar o carro...

Mercedes lidera! No número de voltas...

Kimi Raikkonen foi o piloto que mais percorreu voltas, mas foi a equipe Mercedes a que mais acumulou quilometragem, com Valtteri Bottas e Lewis Hamilton completando 182 giros - o equivalente à distância de quase três grandes prêmios.

No entanto, a Mercedes continua no fim da tabela de tempos, com seus pilotos sempre andando com pneus mais duros e muito combustível.

Os pilotos voltam à pista nesta quinta-feira para o último dos quatro dias desta primeira semana de pré-temporada. De terça a sexta da semana que vem, será realizada a segunda bateria de treinos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES