SEÇÕES

Cristiano Ronaldo descobre idade metabólica e afirma: “Jogarei por mais 10 anos”

Aos 40 anos, astro português surpreende ao descobrir que corpo responde como o de um jovem de menos de 30

O resultado de Cristiano indica que seu corpo tem 11 anos a menos do que sua idade cronológica, | Foto: Abdullah Ahmed/GettyImages
Siga-nos no

Cristiano Ronaldo pode ter 40 anos no registro, mas seu organismo parece não saber disso. Em recente participação no podcast da Whoop, empresa especializada em tecnologia de monitoramento físico, o craque revelou que sua idade metabólica é de apenas 28,9 anosum resultado impressionante que o próprio jogador achou difícil de acreditar.

“Nem acredito que é tão boa. 28,9. Isso significa que vou jogar futebol por mais 10 anos”, disse o camisa 7 do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Como funciona o teste

A Whoop analisa dados como frequência cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca, qualidade do sono e níveis de recuperação, para traçar um panorama detalhado da condição física de um atleta. O resultado de Cristiano indica que seu corpo tem 11 anos a menos do que sua idade cronológica, o que não surpreende seus fãs, mas ainda assim impressiona.

Disciplina fora de série

A longevidade de CR7 no futebol de alto nível não é obra do acaso. Desde o início da carreira, ele se notabilizou por uma disciplina quase obsessiva com treinos, alimentação e descanso. Hoje, mesmo atuando fora dos grandes centros da Europa, ele mantém uma rotina rígida que permite seguir competitivo e sonhar com ainda mais tempo de carreira.

Com mais de 1.000 jogos disputados e 792 gols marcados, Cristiano acumula títulos e recordes: são cinco prêmios Ballon d’Or, cinco Ligas dos Campeões e uma trajetória marcada pela busca constante da excelência.

Recuperação como prioridade

No bate-papo com a Whoop, o português também refletiu sobre como sua abordagem mudou com o tempo:

“Quando és jovem, pensas que vais viver para sempre, que vais ter força para sempre, pensas que és inquebrável. Quando tens 25, não é o mesmo do que quando tens 30, sobretudo no futebol. Mas ainda me sinto bem. Dou prioridade à recuperação e ao sono muito mais do que antes.”

Tópicos
Carregue mais
Veja Também