A expulsão de Cristiano Ronaldo contra a Irlanda pode custar caro ao atacante. O craque, que já deixou a concentração de Portugal após a partida, corre o risco de perder os primeiros jogos da Copa do Mundo de 2026 para cumprir a suspensão pelo cartão vermelho recebido.
Ronaldo foi expulso após revisão do VAR, por uma cotovelada no zagueiro Dara O'Shea quando a bola não estava próxima. Como o vermelho foi aplicado por agressão, o atacante pode receber uma suspensão superior a duas partidas.
Portugal tem apenas um jogo restante nas eliminatórias, contra a Armênia, em casa. A seleção garante vaga na Copa em caso de vitória — e até um empate pode bastar, dependendo das combinações. Em um cenário improvável, poderia disputar a repescagem, onde a ausência de Cristiano Ronaldo também seria uma possibilidade.
O que diz o regulamento da Fifa?
De acordo com o regulamento da Fifa, qualquer suspensão aplicada em jogos das eliminatórias deve ser cumprida na Copa do Mundo. O Comitê Disciplinar da Fifa é o responsável por definir o tamanho da punição.
O artigo 14 do capítulo 2 do Código Disciplinar da Fifa estabelece que:
“Jogadores e oficiais serão suspensos por má conduta por ao menos três jogos ou um período apropriado por agressão, incluindo cotoveladas, socos, chutes, mordidas ou cuspidas.”
Esta foi a primeira expulsão de Cristiano Ronaldo com a camisa de Portugal. O craque, de 40 anos, é o maior artilheiro de seleções da história, com 143 gols em 226 jogos.