Em entrevista ao "PodPah" em fevereiro, Neymar revelou que Guardiola tentou levá-lo para o Bayern na década passada. Nesta terça (após a derrota para a Inter de Milão na Champions), o ex-jogador Lothar Matthäus foi questionado sobre a possibilidade e respondeu de forma sincera.
"No Bayern de Munique, nós não queremos um showman. Neymar pensa muito em si mesmo, essa é a minha opinião estando de longe. Mas eu vi isso muitas vezes. Um dos melhores jogadores do mundo, por isso jogou nos clubes onde jogou, fez dinheiro e está tudo bem. Mas o Bayern de Munique é uma família. Nós andamos um pelos outros. Eu tenho a sensação que o Neymar anda mais por ele mesmo do que pelo time."
Matthäus avaliou que Neymar precisaria se adaptar tanto ao estilo de jogo quanto à cultura do Bayern. Em tom crítico, afirmou que o clube não precisa de alguém “que coloca os interesses pessoais acima do time”.
"Por isso acho que é ok a maneira com que ele está levando, mas por outro lado, se alguma vez ele jogasse pelo Bayern de Munique, ele mudaria um pouco a sua maneira de jogar. Nós não precisamos de alguém que prioriza a si mesmo, nós precisamos de alguém que ande junto com o time e conquiste resultados com o time."
Principal nome da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 1990 e vencedor da Bola de Ouro no mesmo ano, Lothar Matthäus disputou 406 partidas pelo Bayern de Munique e marcou 100 gols. Como treinador, teve uma passagem rápida pelo futebol brasileiro, comandando brevemente o Athletico-PR.