Em um campo pesado por causa da chuva que caiu no Paraná neste sábado, o Coritiba dominou o Fluminense durante boa parte do jogo e venceu por 1 a 0. O gol de Joel no final da primeira etapa determinou o triunfo dos donos da casa, que ganham fôlego importante na reta final do Campeonato Brasileiro, em que tenta fugir da zona de rebaixamento. O Fluminense perde sequência de vitórias - eram quatro no melhor momento do time no torneio - e abandona o G-4.
O Coritiba teve o controle da partida e foi pouco ameaçado. No primeiro tempo, atacou e pressionou o adversário até marcar. Após o intervalo, administrou a vantagem com segurança para confirmar o triunfo. O resultado faz o Coxa chegar aos 37 pontos e atingir a 14ª posição, fora da degola até o fim da rodada de domingo.
O Fluminense fica sem embalo de vitórias e, para completar a jornada ruim, perde vaga no G-4. Com 54 pontos, o Tricolor vai para a quinta colocação e pode cair ainda mais até o fim da 33ª rodada do Brasileirão.
Fases do jogo
Em um Couto Pereira vazio, o Coritiba começou em cima e causou problemas para o Fluminense. Nervoso, o time carioca levou dois cartões amarelos em menos de cinco minutos de jogo. A iniciativa de atacar foi dos anfitriões - que criaram muitas chances, principalmente com Joel e Rosinei. O Tricolor se viu abrigado a mudar o esquema para evitar ficar em desvantagem no placar. Aos 20min, Walter deu lugar a Cícero.
Cristóvão Borges tentava dar mais força ao meio campo do Fluminense, dominado até então no primeiro tempo. A presença do camisa 5 tricolor em campo deu mais posse de bola ao time tricolor, ao mesmo tempo que o Coritiba ficava mais distante da sua área. Aos 35min, o Flu chegou ao ataque pela primeira vez. Carlinhos, Wagner, Conca e Fred participaram de lance confuso em que o Coritiba se salvou. Quando o Fluminense começava a dominar as ações, o Coxa abriu o placar. Aos 45min, Norberto fez jogada veloz e encontrou Joel. O atacante tocou na saída de Diego Cavalieri e marcou 1 a 0.
A vantagem deu tranquilidade ao Coritiba, que mudou a estratégia na segunda etapa. O time da casa esperava o Fluminense para tentar surpreender em um contra ataque. Os espaços chegaram, mas o Coxa abusou dos erros e não conseguia "matar" o jogo. Aos 29min, Norberto aproveitou erro de Guilherme Mattis e saiu na cara de Cavalieri. O meia finalizou para fora em erro incrível.
Sem inspiração, o Fluminense mostrou pouca força até para pressionar nos últimos minutos. O Coritiba aproveitou a falta de criatividade tricolor para administrar o duelo e garantir vantagem até o apito final. A saída do lateral Bruno, por lesão, diminuiu ainda mais o poder do Fluminense para buscar o empate.
Melhor: Rosinei - Até sofrer lesão no final da partida, o meia do Coritiba liderava o meio campo da sua equipe. O Coritiba venceu o jogo com o domínio neste setor. E Rosinei foi o destaque, com velocidade e boa distribuição de passes.
Pior: Carlinhos - Reserva no esquema de Cristóvão Borges, o lateral esquerdo teve chance com a suspensão de Chiquinho. Teve boa participação no primeiro tempo com jogadas de ataque, mas caiu demais na segunda etapa. Muitos erros de passe e cruzamentos pouco efetivos irritaram o treinador, que sacou Carlinhos aos 28min.
Chave do jogo: Aos 35min do primeiro tempo, o Fluminense teve rara oportunidade no ataque. Carlinhos recebeu livre e tocou para Wagner. O meia finalizava enquanto Fred já lamentava a escolha do lateral esquerdo em passar a bola para outro companheiro, e não a ele. Com a mão na cabeça, o camisa 9 não viu a bola rebatida pelo goleiro e salva por Conca antes de sair a escanteio. A distração atrapalhou o atacante, que finalizou "no susto" após toque do argentino e acabou travado pelo adversário.
CORITIBA 1 x 0 FLUMINENSE
Data: 8/11/2014 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
Gol: Joel, aos 45min do primeiro tempo (COR)
Cartões amarelos: Rosinei e Zé Love (COR) e Elivelton, Conca, Fabrício, Guilherme Mattis e Wagner (FLU)
CORITIBA
Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; Norberto, Helder, Rosinei (Sergio Manoel), Robinho e Dudu (Geraldo) e Carlinhos; Joel (Zé Love)
Técnico: Marquinhos Santos
FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Elivelton (Fabrício), Guilherme Mattis e Carlinhos (Kenedy); Diguinho, Jean, Wagner e Conca; Walter (Cícero) e Fred
Técnico: Cristóvão Borges
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook